Descubra a quantidade ideal de açúcar que pode ser consumida por dia

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Três nutricionistas informaram a quantidade ideal de açúcar para consumir diariamente. Segundo uma expert, a substância é “demonizada”

Apesar de ser ‘demonizado’ nas dietas, existe, sim, uma quantidade de açúcar permitida diariamente – foto Freepik

 

Ficamos com água na boca só de pensar em um mesa recheada com bolo, biscoito, sorvete, bombom, balinha, entre outras guloseimas.

Entretanto, esses alimentos são ricos em açúcar, e o consumo excessivo da substância prejudica a saúde, conforme demonstram estudos. Mas qual quantidade desse carboidrato é considerada saudável para ingerir por dia?

De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025, é recomendável limitar as calorias provenientes de açúcares adicionados a menos de 10% por dia.

A nutricionista Lainey Younkin fez a conversão em um artigo no portal EatingWell: “Esse percentual não representa mais do que 12 colheres de chá ou 48 gramas de açúcar para quem segue uma dieta de 2 mil calorias diárias”.

A Associação Americana do Coração (AHA, sigla em inglês) adotou parâmetros mais rígidos. A instituição orienta que as mulheres não consumam mais do que seis colheres de chá ou 24 gramas de açúcar diariamente.

Já a indicação para os homens é de nove colheres de chá ou 36 gramas.

Os açúcares são carboidratos, substâncias classificadas como principal fonte de energia do corpo. Segundo a nutricionista Megan Kober, os interessados em emagrecer costumam questioná-la a respeito da quantidade ideal da substância para consumir ao longo de um dia.

Na resposta, a especialista defendeu adotar um hábito saudável.

“Você realmente vai calcular quanto desse carboidrato ingere o dia todo, açúcar adicionado versus açúcar natural?”

“Em vez disso, coma uma ou duas porções de frutas todos os dias. Escolha frutas vermelhas com mais frequência, porque elas são ricas em fibras e têm menos açúcar em relação a outras opções”, aconselhou Megan.

Conforme explicou a nutricionista Lainey, o açúcar tende a ser “demonizado”, entretanto, é uma fonte fundamental de energia do corpo.

Com a diversidade de lanches saudáveis para “matar” a vontade de comer doces, a especialista aconselha a ficar em estado de alerta quanto ao açúcar adicionado que se “infiltra” nesses alimentos.

Caso tenha dúvida sobre a diferença entre açúcar natural e açúcar adicionado, a nutricionista Lisa Valente esclareceu que o primeiro é encontrado em alimentos como frutas e laticínios.

Já o segundo tende a ser acrescentado no preparo dos alimentos, a fim de melhorar o sabor e a textura e até ajudar no prazo de validade.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição