Cuidado! Alimentos comuns no mercado são mais viciantes que cigarro

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eles são ricos em componentes que fazem o cérebro desejar mais, como altas quantidades de açúcares e gorduras saturadas

Consumidos em excesso, alguns alimentos estão associados ao desenvolvimento de 34 tipos de câncer – foto Arquivo

 

Considerado o tipo de alimento mais prejudicial à saúde quando ingerido em excesso, os ultraprocessados são estudados no Brasil e no mundo por estarem associados ao surgimento de 34 tipos de câncer.

O consumo excessivo desse tipo de alimentos não é à toa. Eles contêm um alto teor de açúcares, além de ingredientes hiperpalatáveis. Afinal, quem nunca tentou comer um biscoitinho e acabou devorando o pacote inteiro?

De fato, autocontrole perante esse tipo de alimento é uma tarefa complicada, e uma pesquisa evidenciou isso.

Uma análise de 281 estudos realizados em 36 países revelou que alimentos ultraprocessados podem ser tão viciantes quanto o cigarro, acarretando, inclusive, em sintomas de abstinência.

Eles são ricos em componentes que fazem o cérebro desejar mais, como altas quantidades de açúcares e gorduras saturadas.

Basta observar que alimentos que são fontes naturais de carboidrato, como batata e arroz, quase não possuem gorduras, enquanto as fontes de gorduras saudáveis, como o abacate ou as nozes, não possuem quase nada de carboidratos.

Agora, imaginem alimentos que unem altas quantidades de gorduras e carboidratos, regados de aditivos que têm finalidade de intensificar ainda mais o aroma, o sabor e a textura? É isso que está por trás dos abusos.

Diante desse cenário, adequar a rotulagem, regular o marketing e adotar ações para incentivar o acesso aos alimentos in natura e minimamente processados podem ser estratégias que, no fim, repercutem na saúde da população.


+ Nutrição