Considerado coringa, macacão volta com força total nesta temporada

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de novembro de 2016 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Macacão chega em diferentes modelagens e estampas, tornando o look moderno e estiloso

Eles já foram protagonistas dos anos 70 e 90 e nos últimos dois anos, ou seja, há quatro temporadas passeiam com desenvoltura pelas passarelas internacionais como tendência no cenário fashion. E agora voltam com tudo para o verão 2017. São os macacões e macaquinhos que surgem em vários shapes: ajustados, fluidos, estilo jardineira, compridos, em alfaiataria, com pernas levemente mais curtas, em cores mais neutras como branco, preto e cinza, em tecidos estampados e curtinhos. “Por ser uma peça versátil, é considerada um coringa no guarda-roupa de muitas mulheres”, diz a consultora de moda Lavínia Reis Santana, que define este estilo além de moderno, como sofisticado e confortável.

A versatilidade da peça permite que ela seja usada por mulheres de diferentes idades e biotipos, já que é possível encontrar modelos para todos os tipos físicos, bastando ficar atenta à modelagem da peça: os muito amplos e com pernas largas podem dar a impressão de achatar um pouco a silhueta, principalmente se o gancho for muito baixo. Sendo assim, é uma boa opção para as altas, de pernas longas e bem magrinhas. Os modelos mais soltos, mas não tão largos, são mais versáteis e fáceis de funcionar até em quem estiver um pouco acima do peso. Para as que buscam alongar a silhueta, o macacão com cor mais escura, linhas verticais e com modelagem mais fluida é ideal. “Já para quem tem pernas muito longas, o mais indicado é escolher um modelo que tenha uma costura no quadril, pois assim cria uma silhueta mais harmônica, já que ‘corta’ o corpo”, explica Lavínia. E se surgir dúvida na hora de combinar o acessório, ela diz que vai depender do estilo de cada uma. “Se é uma pessoa mais moderna, vale apostar em acessórios grandes com desenhos gráficos; as românticas podem optar por peças mais retrô e as clássicas podem investir em sugestões de franja, em uma cor mais básica”, indica. Já para compor looks diurnos, o melhor é investir em modelos fluidos, com cores e estampas. Sapatilhas, rasteirinhas e até mesmo o salto Anabela são bem-vindos na hora de finalizar a produção. Mas para as composições noturnas, a consultora de moda afirma que as peças monocromáticas e com cortes assimétricos são as mais indicadas. “Os tecidos mais nobres como crepe, seda, chiffon, renda, brilho, detalhes na gola ou decotes também deixam o look mais interessante e com um toque de glamour”, sugere.

De onde ele vem

O macacão surgiu na indumentária feminina na 1ª Guerra Mundial como uniforme de trabalho versátil e barato, mas virou objeto de desejo nas mãos de Coco Chanel. O ápice do macacão veio só nos anos 70, quando foi reformulado e reinterpretado, utilizando tecidos mais leves, criando versões para a noite e diminuindo seu tamanho, surgindo o famoso “macaquinho”. Mas ele ganhou destaque no mundo fashion principalmente nos anos 1990, quando músicos e outras celebridades marcaram a década usando divertidos modelos – sempre muito coloridos.

Como se vê, a peça se tornou fundamental para proporcionar beleza, estilo e modernidade ao visual. Afinal, com tantas opções, montar looks despojados para o cotidiano ou mesmo em produções mais elegantes pode ser uma ótima pedida.


+ Moda