Coloração pessoal: Saiba o que é e como descobrir a sua cartela de cores

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de março de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A coloração pessoal usa a cartela de cores como um guia capaz de ressaltar nossa beleza natural e melhorar a imagem

coloração pessoal

A coloração pessoal usa as cores para ressaltar a beleza natural – foto Freepik

 

Coloração pessoal. Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre isso nos últimos tempos.

Sabe aquela roupa que parecia perfeita, mas, quando você vestiu no corpo, viu que não ficou tão bem assim? Às vezes, isso acontece por uma razão bastante simples: a cor da peça.

Isso porque as cores podem tanto favorecer quanto desfavorecer a nossa imagem. Por isso, é importante saber quais são as cores que mais te valorizam antes de escolher um novo look.

Para te ajudar, veja o que a consultora de imagem e estilo Beatriz Filleti contou sobre como encontrar sua cartela de cores.

O que é e como funciona a cartela de cores?

A cartela de cores é um guia com as cores que ressaltam nossa beleza natural. A consultora explica que ele é composto por 12 cartelas, com quatro para cada estação do ano.

A análise também leva em conta elementos como temperatura, intensidade e profundidade. Assim, temos:

Verão: frio, claro e suave;
Inverno: frio, brilhante e escuro;
Outono: quente, suave e escuro,
Primavera: claro, quente e brilhante.

“O ‘frio’ e o ‘quente’ na cartela indicam que a temperatura da pele da pessoa é mais evidente do que as outras características na hora de realizar o teste.

O mesmo ocorre quando aparece ‘brilhante’, que significa que a característica principal foi a sua intensidade.

Já quando na sua cartela aparece ‘suave’ significa que ela tem mais opacidade na pele, mais suavidade e menos intensidade.

Se for ‘claro’ é porque ela fica melhor de tons mais claros, assim como se sua cartela for ‘escuro’, ela carrega melhor tons mais escuros”, revela.

Como descobrir a minha cartela?

Ainda de acordo com Beatriz, para descobrir a sua cartela de cores é necessário realizar o teste de coloração pessoal, que é conduzido por um especialista, e busca identificar os tons que mais combinam com a pele.

Para isso, o processo é feito pessoalmente, sem maquiagem e sob uma boa iluminação para não ter erros.

Além de melhorar a imagem pessoal, essas cores, quando próximas ao rosto, também são capazes de esconder imperfeições que incomodam.

“A luz incide no tecido que vai próximo ao rosto e reluz nessa região. Isso faz com que a pessoa fique com um aspecto mais amarelado, mais pálido, com linhas de expressão e manchas. Então, as cores certas têm o poder de disfarçar e até realçar sua beleza”, afirma.

Vale lembrar que você não precisa seguir a sua cartela de cores à risca toda vez que for montar um visual, pelo contrário. Você pode usar a cor que quiser, desde que saiba como incorporá-las corretamente nas suas produções.

*Informações Alto Astral