Com novo recorde de endividamento, veja algumas dicas para limpar seu nome!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de setembro de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inadimplência atinge 67,6 milhões de brasileiros em julho, segundo Serasa. Segmento de bancos e cartões segue como responsável pela maioria das dívidas, 28,6% do total

Número de inadimplentes no Brasil atingiu maior patamar desde 2016

 

O número de pessoas com contas atrasadas voltou a bater recorde no Brasil. Segundo dados do Serasa Experian, o país registrou 67,6 milhões de inadimplentes em julho, maior cifra desde o início do levantamento, em 2016.

Isso representa uma alta de 800 mil pessoas em relação ao mês anterior.

O segmento de bancos e cartões segue como responsável pela maioria das dívidas, com 28,6% do total. Depois, vêm as contas básicas como água, luz e gás, com 22,2%.

Em terceiro e quarto lugares ficam os setores de financeiras e varejo, com 13,7 e 12,4%, respectivamente.

O levantamento estima ainda que 41,8% da população adulta esteja inadimplente, e a maior parte das pessoas com nomes negativados possui entre 26 e 40 anos.

Negociação de dívidas

O cenário de inadimplência geralmente leva os devedores a uma bola de neve, em que uma dívida puxa a outra e os leva a terem seus “nomes sujos” – o que significa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, como Serasa e SPC.

Com o CPF negativado, a pessoa tem dificuldade em conseguir crédito, e com isso, pode não conseguir comprar um produto a prazo, fazer um financiamento de imóvel ou até mesmo obter um cartão de crédito.

Um dos caminhos para limpar seu nome é o pagamento da dívida para regularização do débito. O consumidor pode procurar diretamente os estabelecimentos que estão devendo para fazer a negociação.

Outro caminho é utilizar serviços, como o Serasa Limpa Nome, que apresentam opções para quitar suas dívidas com descontos especiais.

Até esta quarta-feira (31), a Serasa promove uma ação para estimular o parcelamento de dívidas sem juros.

No período, serão disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros, com descontos de até 90%.

Confira as empresas participantes:

Claro
Ativos
Atlântico
Banco BMG
Banco Digio
Banco Digio
Banco Inter
Banco Losango
Banco Neon
Boticário
Bradescard
Bradesco
Bradesco Financiamentos
BTG +
Carrefour
Crediativos
Credsystem
Digio
DmCard
Eudora
FortBrasil
Grupo Tracker
Havan
Hoepers
Intacto
Ipanema
Itapeva
Itau
MGW Ativos
Money Plus
Multi Crédito
Nalin
Net
Nextel
Recovery
Renner
Riachuelo
Santander
Sascar
Sicoob
Sorocred
Uze
Via Varejo
VoxCred
Zema

Disponível nos canais digitais, a ação também pode ser negociada presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as condições e os descontos da campanha mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

O consumidor pode conferir se possui parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:

– Pelo site serasalimpanome.com.br;
– Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store;
– Pelo WhatsApp, pelo número 11 99575-2096 .

Cuidado com o cartão de crédito

Para evitar a inadimplência, a Serasa orienta os usuários de cartões de crédito a fazerem uma análise da vida financeira e reorganizar todos os seus gastos.

Confira abaixo as dicas da Serasa para evitar ou sair da inadimplência:

Cuidados com o número de cartões de crédito: não existe um número limite ou ideal de cartões de crédito. O importante é saber usar os cartões para a melhor gestão da vida financeira;

Veja se há necessidade de ter mais cartões: caso tenha vários cartões de crédito, é importante entender qual a necessidade de uso de cada cartão, os custos envolvidos (anuidade, por exemplo) e a capacidade de pagar mais de uma fatura;

Fique atento às datas de vencimento: para garantir que o nome não fique negativado, pague o cartão em dia. Assim, aumenta a sua credibilidade no mercado e você consegue juros melhores e parcelamentos mais longos para realizar seus projetos;

Use os benefícios governamentais: aproveite o recebimento de renda extra, como o 13º e o Saque Emergencial do FGTS, para quitar dívidas;

Informe-se: É importante monitorar sempre o status do seu CPF e utilizar serviços como o Serasa Limpa Nome para quitar suas dívidas com descontos especiais, que podem chegar a 90%.

Anote todos os seus gastos: tenha noção do próprio orçamento. Esta dica pode parecer básica demais, mas é muito importante para manter a organização completa das finanças do mês;

Use a regra 50/30/20 para dividir suas dívidas: 50% para gastos essenciais (como aluguel, comida, contas básicas), 30% para gastos variáveis (cartão de crédito, lazer, etc) e 20% para reserva de emergência.

*Informações G1


+ Economia