Saudações! Paciente leitor!

  • EntreTantos
  • Publicado em 29 de agosto de 2017 às 18:08
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antes de qualquer coisa, quero agradecer infinitamente o reconhecimento que tenho recebido, tanto nas ruas, quanto nas redes sociais. Vossos elogios fecundam minhas palavras.

                Que vivemos uma situação catastrófica, no âmbito nacional é fato. A questão é: qual vem sendo nosso verdadeiro papel, dentro desta atmosfera enegrecida que perpetua sobre a pátria?

                A sociedade é composta de indivíduos, portanto, seu caminhar depende da unificação de ações mutuas. Todavia, creio que seja este, o momento oportuno para compartilharmos experiências e praticarmos o velho e esquecido diálogo, para nos aliançarmos. É passada a hora de abolirmos nossas diferenças e unificar nossas forças. Somente assim seremos capazes de revogar o conceito de governo que nos rege.

                Outra questão que devemos sanar sem maiores delongas, além é claro das pendencias, nas quais resignamos por herança, é a urgência de estudarmos cada vez mais. Não faço referencias ao ensinamento escolar, tampouco, às filosofias sociais e obsoletas, que nos ensinam a ser um dócil cidadão hipócrita e politicamente correto, a aceitar tudo calado em prol das boas maneiras.  É sobre mergulhar nas profundezas das doutrinas que regem nossa sociedade, é sobre conhecer os conceitos que vigoram em nosso país. Entre outras palavras, é conhecer nossos direitos, já que, nossos deveres são esfregados diariamente em nossos narizes. Estamos sob um tempestivo conflito social, entre a classe politica e os meros cidadãos mortais. De fato, possuímos nossas pedras, que não titubearemos a utilizá-las, no entanto, em razão da falta de estudo apartidário da situação, atacamos alvos dispersos, na maioria das vezes, os administradores municipais, pela proximidade. Minimizamos nossas ofensivas e agimos de maneiras individualizadas. E, é exatamente neste ponto que somos derrotados. Seremos ouvidos quando unificarmos nossas vozes e cessarmos os gritos cegos e precipitados, que somente  importuna o sono daqueles que “não discutem politica”. Foi se aliançando, estudando brechas, que verdadeiros canalhas monopolizaram o poder do país e incrustaram tentáculos em todas as pilastras que sustentam o governo.

                A corrupção é o monstro a ser aniquilada. Por está razão, devemos combate-la diariamente, primeiro no seio de nossos lares, nas ruas, nas repartições, enfim, eliminar atos corruptíveis progressivamente e de forma ferrenha. Porém, o que preocupa é a nova modalidade de corrupção, tão belicoso quanto os ataques ilícitos contra os cofres públicos é a corrupção licita. Não, compreensivo leitor, decididamente, ainda não foi desta vez que enlouqueci, pelo menos, é o que ainda assegura meu psiquiatra, tampouco, estou a zombar de vossa paciência, lhe propondo tal paradoxo. Sofremos diariamente, golpes violentos através de ações amparadas por nossa constituição. Tão sueca na teoria e pateticamente Sri Lanka em sua prática.

                Raul Seixas dissera “Direito eu tenho mas anda escondido…” e no ensejo, proponho baixar o pano encardido que turva nossos direitos, desmistificar este complexo teorema social. Permita-me uma revelação, que boa parte da massa parece desconhecer, ou, ignora de forma proposital. Possuímos direitos senhores! Sim, direito de comprar onde, quando, como e na quantidade que quisermos, direito de fiscalizar, protestas, direito de reivindicar o direito. É necessário acionar o botão de alerta e ficarmos atentos nas decisões que implicarão nosso futuro. É extremamente crucial pararmos de rivalizar placas partidárias, tratando disputas eleitorais, como um evento esportivo, onde cada um escolhe o melhor lugar na arquibancada e passa a torcer pelo seu “nome” predileto. Onde, a vitória de seu candidato nada mais vale, exceto uma conquista particular sobre o conceito adversário. Chega de nos portar como meros espectadores, afinal, somos as engrenagens que movem este sistema complexo chamado BRASIL!

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras. 


+ zero