Cirurgias eletivas: Prefeitura de Franca pode demorar 7 anos para atender atual fila

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de novembro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na fila de espera exibida por ordem cronológica no portal da Prefeitura de Franca há nomes que aguardam há 11 anos pela cirurgia

Se tudo transcorrer como programado e nada acontecer de impeditivo, a Prefeitura de Franca pode demorar até sete anos para acabar com a atual fila de espera de cirurgias eletivas.

O cálculo do tempo para o fim da fila de espera é feito com base na própria afirmação do prefeito Alexandre Ferreira.

No anúncio de retomada das cirurgias eletivas, ele disse que a expectativa é de que a Santa Casa possa realizar até 200 cirurgias eletivas por mês.

O prefeito de Franca disse que hospitais particulares poderão ser contratados caso a Santa Casa de Franca não consiga suprir a demanda, ou seja, fazer a fila andar.

Dinheiro necessário

Para tanto, a Prefeitura de Franca teria de alocar recursos financeiros no orçamento já aprovado, para custear as cirurgias eletivas.

Ou então, contar com a boa vontade das autoridades estaduais, que recebem idêntico pedido de outras cidades.

Se o governante fizer apenas mais do mesmo, a fila de espera de cirurgias se manterá a mesma  por anos, porque todos os meses entram os pedidos diante das necessidades das pessoas assistidas pela saúde pública.

Em Franca existe uma lei que determina a elaboração de uma fila de espera por ordem cronológica de entrada, sem possibilidade de alteração.

Viver melhor

“O duro em tudo isso é falar para o paciente que, como o caso dele é eletivo para o Estado, ele pode ter que esperar mais de cinco anos para ser operado”, diz um médico.

A questão é exatamente essa: o que é eletivo para as autoridades de saúde pública, muitas vezes não é para o paciente. Ele precisa da cirurgia para viver melhor, mas não tem a quem recorrer.

Uma conferência na relação de pedidos de cirurgia eletiva que consta no portal da Prefeitura de Franca mostra que há pacientes esperando desde 2010 por uma cirurgia eletiva, ou seja, há 11 anos.

Um caso específico mostra a entrada na fila de espera de um homem que, no protocolo, tinha 57 anos de idade. Hoje, com 68 anos de idade ele na expectativa de ser chamado para a cirurgia.


+ Política