Carlos Roberto Goulart (Carogo) ocupa a cadeira de número 25 da Academia Francana de Letras, cujo patrono é José de Alencar.
O escritor Carlos Roberto Goulart, conhecido como Carogo, foi eleito presidente da Academia Francana de Letras (AFL) por aclamação em assembleia realizada na noite do dia 30, na Casa da Cultura “Abdias do Nascimento”.
Ao todo, 21 imortais participaram da reunião, que definiu a diretoria responsável por gerenciar a entidade entre agosto de 2025 e agosto de 2027. Após a escolha, os novos diretores já tomaram posse.
A chapa de Carogo, intitulada “Versos e Vozes”, foi a única inscrita. Também fazem parte dela Tânia Mara Pinto de Sousa (vice-presidente), Eric Vinícius Galhardo Lopes (secretário), Sílvio Marques Garcia (secretário adjunto), José Donizeti Vaz Ferreira (tesoureiro), José Borges da Silva (tesoureiro adjunto), Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa (diretora de protocolo) e Cirlene Aparecida de Pádua Teixeira (diretora de patrimônio). Todos são membros da AFL.
Posse imediata
Para oficializar a transição, a ex-presidente da Academia, Perpétua Amorim, entregou as chaves da sede da AFL, que fica na Casa da Cultura, para Carogo. A assembleia foi encerrada com discursos dos novos dirigentes.
“Fico muito lisonjeado [por ter sido eleito], porque é um passo muito importante”, afirmou Carogo. “Vou estar à frente de uma entidade que é guardiã da literatura não só local mas regional. É uma felicidade muito grande, estou muito animado”.
O novo presidente adianta que tem em mente alguns projetos para a Academia, mas precisa se reunir com a diretoria para poder colocá-los em prática. Alguns deverão ser apresentados à sociedade por ocasião do aniversário da cidade, no dia 28 de novembro.
“Queremos levar a Academia para além das salas que nós ocupamos. A expectativa é de um trabalho maravilhoso”, finalizou.
Balanço
A ex-presidente da AFL, Perpétua Amorim, aproveitou a reunião para fazer uma retrospectiva de sua última gestão à frente da entidade; ela já foi presidente da Academia outras três vezes.
Para Perpétua, essa última gestão foi mais tranquila em relação às demais, já que a sede da AFL e seu mobiliário estavam prontos e as contas estavam equilibradas.
“Levo a sensação de dever cumprido de mais uma vez ter contribuído com a Academia. Saio leve porque sei que a Academia está em boas mãos e pronta para receber novos acadêmicos”, comenta a escritora, que destaca como ponto alto de seu mandato a produção de um documentário sobre os 200 anos de Franca e 28 da Academia, lançado no ano passado.
Quem é o novo presidente
Carlos Roberto Goulart (Carogo) ocupa a cadeira de número 25 da Academia Francana de Letras, cujo patrono é José de Alencar.
Nascido em Serrana (SP). Bacharel em Geografia, com duas especializações em Perícia Ambiental. É técnico ambiental e fotógrafo técnico-pericial do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Casado com Marina Goulart e pai de dois filhos, Lucas e Bianca. É avô de três netos, Manuela, Heitor, Miguel, Tomás e Matias.
Escreveu Degraus, 1982 (poemas); Sob o luar do Céu Manso, 1983 (conto); Poeta das Estrelas, 1984 (poemas); Oásis, 1985 (poemas), Resiliência Humana, 2013 (poemas), Guardião de Mim, 2020 (romance) e O Poema que me Habita, 2022 (poemas).
Organizou e participou da antologia Poétalas (poemas), volume 1, 2021 (poemas e prosa); volume 2, 2022; e volume 3, 2024. Participou da antologia Memórias da Academia Francana de Letras, 2017; e da coletânea Prosaversando – 25 anos da AFL, 2021.