Câmara aprova criação de comissão para apurar falta de leitos na rede pública

  • Marcia Souza
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta tem como objetivo apurar a discrepância entre a demanda e a oferta de vagas

Proposta tem como objetivo apurar a discrepância entre a demanda e a oferta de vagas

A Câmara Municipal de Franca aprovou projeto de lei de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) que constitui Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) para averiguar a escassez de leitos SUS no município.

De acordo com o autor a proposta tem como objetivo apurar a discrepância entre a demanda e a oferta e sugerir possíveis soluções para a questão.

“O município conta com 280 leitos, porém, insuficientes à demanda, sobretudo pelo que se passou com a recente pandemia de Covid19 no ano de 2021”, afirmou Pelizaro.

O parlamentar acrescentou que isso gera uma grande fila de espera por leitos, ocorrendo casos de pacientes até mesmo internados provisoriamente no Pronto Socorro Municipal Dr. Álvaro Azzuz.

“A comissão é importante porque centraliza o trabalho, nós já fizemos audiências públicas, e a DRS VIII veio aqui através de seu representante que disse que ia resolver e não aconteceu nada. E o que acontece hoje é que a Secretaria de Saúde está assumindo a bronca que não é dela”, comentou o parlamentar.

Ele afirmou que o sistema CROSS não funciona e é responsabilidade da DRS. “A Santa Casa resolve, entrou lá é o melhor hospital, mas até chegar lá o risco é grande. É aí que temos que atacar”, disse Pelizaro.

Ronaldo Carvalho (Cidadania) comentou que esse assunto sempre é discutido e entra em pauta em todas as sessões. “Estamos trabalhando de todas as formas e passamos para uma ação mais efetiva. Acredito muito no diálogo e que vamos trazer benefício à população”.

Zezinho Cabelereiro (PP) disse é preciso aumentar os leitos e os valores da tabela SUS. “A gente sabe que os médicos não estão querendo trabalhar no SUS. Tem que ter uma solução e vamos colher bons frutos para melhorar a área de saúde em Franca”, afirmou.


+ Política