Brasil lidera o ranking negativo de manipulação de resultados no esporte

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 25 de março de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O futebol lidera a lista com 775 episódios, semdo 695 em 2021

O futebol lidera a lista com 775 episódios, semdo 695 em 2021

O cenário de combate à manipulação de resultados no esporte é bastante desafiador em nosso país.

Nesta quarta-feira, 22 de março, o portal Globoesporte.com divulgou com exclusividade um relatório que aponta o Brasil como primeiro colocado em um ranking de países com maior número de partidas suspeitas de resultados manipulados em 2022, considerando diversas modalidades.

De acordo com a reportagem do GE.com, no ano passado foram constatados 152 episódios de indícios de manipulação de resultados em competições realizadas no Brasil.

Rússia e República Tcheca, respectivamente, ocupam o segundo e o terceiro lugares neste ranking tão negativo para o esporte.

Considerando o total de casos suspeitos no mundo em 2022, o futebol lidera a lista com 775 episódios (695 em 2021).

O basquete vem na segunda colocação, com 220 casos, o que aponta um crescimento de 250% em relação aos números de 2021 (63).

Assim, a Liga Nacional de Basquete vai atuar realizando análises técnicas de jogos quando a Genius Sports identificar indícios de manipulação de resultados, com base em alguma variação suspeita ou aposta estranha em determinada partida de competição organizada pela Liga.

A LNB também se coloca à disposição para colaborar na elaboração e futura implementação de um programa de conscientização de jogadores, técnicos e profissionais envolvidos em jogos de basquete, sobre os malefícios da participação em grupos que aliciam atletas para atuar na manipulação de resultados esportivos.


+ Basquete