Marquinhos e Gui Deodato entram para o grupo de atletas com mais de 500 jogos no NBB

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de abril de 2024 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jogadores, veteranos, continuam desfilando basquete de primeiro nível

Duas vidas dedicadas ao basquete. Assim Gui Deodato, do Flamengo, e Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, alcançaram uma marca em comum às grandes lendas do NBB na última semana. Tornaram-se, respectivamente, o sétimo e o oitavo jogadores da história do principal campeonato do país a disputar 500 jogos no NBB. O seleto “Clube dos 500” ganha mais dois novos membros.

A história de Marquinhos e Gui Deodato se confunde com a história do próprio NBB CAIXA. Curiosamente, os dois alas sempre foram rivais de equipes. Marquinhos tem 15 temporadas dentro da competição, enquanto Gui está em todas as 16 temporadas. Outro ponto em comum é que um já vestiu a camisa do rival em um passado não muito distante. Marquinhos estava no Flamengo até a temporada 2020/21 e Deodato foi do R10 Score Vasco da Gama na temporada 2017/18.

Marquinhos

O camisa 11 do R10 Score Vasco da Gama apenas não jogou na temporada 2009/10 do NBB CAIXA. Começou no Pinheiros, time no qual permaneceu por três temporadas. Em seguida, sua maior estadia foi justamente no Flamengo, por nove temporadas, antes de se transferir para o São Paulo.

No Tricolor esteve em duas temporadas e na temporada atual estreou com a camisa cruz-maltina, justamente no ano de retomada do projeto do time. Chegou ao jogo de número 500 no último sábado (06/04), na derrota para o Fortaleza Basquete Cearense/CFO. O placar de 70 a 69 foi um detalhe para a carreira vitoriosa de Marquinhos. Nesta temporada, já conduziu o time à classificação da Copa Super 8, com a quarta melhor campanha do primeiro turno, e aos playoffs do NBB.

Marquinhos está com 39 anos, foi campeão do NBB no primeiro ano de Flamengo, na temporada 2012/13. Pegou a era mais vitoriosa do Rubro-Negro, faturando nada menos dos que seis títulos nacionais. Além disso, faturou duas Copa Super 8 e a Basketball Champions League Américas (BCLA) da temporada 2020/21.

Em três ocasiões foi o MVP do NBB, onze vezes o melhor ala da competição, sendo as primeiras sete seguidas (temporada 2010/11 a 2016/17). Foi o cestinha da temporada 2017/18, com 626 pontos. É o segundo maior cestinha da história com 8614 pontos, ficando atrás apenas de Shamell (8896). Sua maior pontuação em um jogo foi 43 pontos, contra o Joinville, em abril de 2011.

O ala tem média de 17,2 pontos por partida, 4,3 rebotes, 3 assistências e 16,8 de eficiência, em 29,8 minutos em quadra. Na atual temporada seus números são: 14,3 pontos, 3,8 rebotes, 2,9 assistências e 13,5 de eficiência, em média, com 25,7 minutos em quadra. Tem nove participações no Jogo das Estrelas, sendo a última em 2022. O jogador do R10 Score Vasco da Gama falou do que representa chegar nessa marca de 500 jogos:

“É muito significativo porque, há um tempo atrás, estava comemorando 200 ou 300 jogos e já estou nos 500. Olho para trás e vejo todo esse legado que estou deixando para o basquete brasileiro, uma história muito linda dentro do NBB. Só não joguei uma edição porque estava na Itália, então acompanhei todo o crescimento do NBB. Venho acompanhando nos últimos anos, é legal demais, todos os meus jogos, minhas vitórias e derrotas também. Tive títulos levantados, estar participando do NBB CAIXA, o maior campeonato das Américas, é legal demais ainda mais com essa marca de 500 jogos”.

Ao ser questionado o que passa pela cabeça de Marquinhos ao entrar para o seleto clube, o ala respondeu:

“O que me passa é todo o merecimento de estar nesse grupo, só tem fera lá. Estar ao lado de quem está há muito tempo no NBB, construindo uma história linda, é um privilégio. Acompanhei o surgimento do NBB, estar ao lado de grandes jogadores é importante demais, porque mostra que a minha história também é muito bonita dentro”.

Por fim, teria o ala gás para mais 100 jogos? Não dá para saber o futuro, mas Marquinhos fala de sua condição atual:

“Gostaria de jogar por mais dois, três ou quatro anos. Mas o corpo já não vai respondendo igual aos outros anos, é a ordem natural das coisas. Mas, quem sabe, eu não esteja de fora, ajudando outros jogadores e o campeonato também. Não me vejo com tanto gás assim, embora esteja fazendo uma temporada muito boa pelo Vasco”, finalizou.

Gui Deodato

O camisa um do Flamengo está presente em todas as edições do NBB CAIXA desde o início, na temporada 2008/09. Pelas suas sete primeiras temporadas permaneceu no Bauru Basket, time da cidade onde nasceu.

Saiu por uma temporada para o Rio Claro e retornou ao time de origem na temporada seguinte (2016/17), quando ajudou o time a conquistar seu único troféu na história do NBB CAIXA. Depois disso teve uma temporada no R10 Score Vasco da Gama, uma no Mogi Basquete, uma no Minas, voltando ao Bauru e, depois ao Minas novamente. Está em sua segunda temporada com a camisa Rubro-Negra.

Chegou ao Clube dos 500 há duas partidas, na vitória sobre a UNIFACISA, fora de casa, por 90 a 82, no último dia do mês de março. Nesta temporada, ajudou o time na conquista da Copa Super 8, justamente contra o mesmo time de Campina Grande, e tem contribuído significativamente para que o Flamengo esteja na liderança do NBB CAIXA e tenha ido às semifinais da BCLA, que terá sua decisão no próximo final de semana.

Gui Deodato está com 33 anos e, além dos títulos citados, contribuiu com a única conquista do Minas na Copa Super 8 de 2022.. Na temporada 2011/12 foi eleito o destaque jovem da temporada e o que teve maior evolução, prêmio que se repetira na temporada seguinte. Atualmente ocupa a 18ª colocação entre os maiores cestinhas de toda a história do NBB, com 4896 pontos, há possibilidades de chegar aos 5000 ainda nesta temporada, o projetando duas posições acima no ranking. Sua maior pontuação em um jogo foi 39 pontos, contra o Fortaleza BC/CFO em abril de 2021.

O ala tem média de 9,8 pontos por partida, 2,9 rebotes, 1,8 assistências e 9,5 de eficiência, em 23,9 minutos em quadra. Mas, sua temporada atual é melhor do que a média, com 12,6 pontos, 2,9 rebotes, 2,5 assistências e 12,9 de eficiência, em 27,7 minutos por jogo em quadra. Tem quatro participações no Jogo das Estrelas, sendo um dos capitães do time NBB Brasil de 2022 e sua última aparição em 2023, só não esteve nessa edição por contusão na véspera.

Assim, com muitas histórias para contarem, Marquinhos e Gui Deodato celebram nessa última semana mais um grande feito em suas carreiras vitoriosas. O NBB e a Liga Nacional de Basquete parabenizam os dois atletas e torce para vê-los desfilando seus talentos pelas quadras do melhor basquete do país por muito mais temporadas.


+ Basquete