Ponte terá 1,2 quilômetro e encerrará isolamento entre as cidades, atendendo também a interesse de francanos
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou nessa semana o edital de licitação para a construção da ponte que ligará os municípios de Cássia e Delfinópolis, região “mineira” de Franca, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, no Sul de Minas.
O projeto, orçado em R$ 221,4 milhões, demanda antigas dos moradores das cidades mineiras e também de Franca e região, prevê concessão por 30 anos e inclui implantação, gestão, operação e manutenção da nova travessia, que terá 1.280 metros de extensão e deve beneficiar diretamente o deslocamento diário de milhares de veículos.
A obra encerra um histórico de isolamento entre as duas cidades e é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais — como saúde, educação e comércio — e o fortalecimento do turismo rural e ecológico na região. Atualmente, o trajeto depende de balsas sob responsabilidade da Eletrobras, que também participa do projeto ao lado da Codemge.
A iniciativa atende a uma antiga reivindicação não apenas dos moradores mineiros, mas também da população de Franca e de sua área de influência econômica. Milhares de francanos utilizam o trajeto diariamente para trabalho, turismo e atividades comerciais, reforçando a integração regional entre o interior paulista e o Sul de Minas.
Zema e Franca
O avanço da obra também tem recorte político. Segundo o vereador francano Daniel Bassi, o governador Romeu Zema reafirmou o compromisso com a construção da ponte durante visita a Franca, em 1º de agosto, a convite do parlamentar. Na ocasião, Zema almoçou na cidade e se reuniu com empresários do setor calçadista e de outras áreas no Sindifranca — Sindicato da Indústria de Calçado de Franca.
“O governador nos disse que sabia dessa necessidade e garantiu na ocasião que executaria a obra. E agora cumpre, mostrando que é um homem público de palavra”, afirmou Bassi.
Ao longo do ano, estudos técnicos e modelagem do projeto foram submetidos a consulta pública e discutidos em audiências presenciais e virtuais com a população. A previsão é de que o leilão para definição da concessionária responsável pela obra seja realizado no primeiro trimestre de 2026.