As senhas mais usadas em 2023 são infalíveis… mas para os criminosos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de novembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estima-se que até 70% das senhas mais usadas podem ser pirateadas em menos de um segundo. Então vamos deixar de usar o “123456″

NordPass publicou as 200 senhas mais usadas em 2023, uma lista que vem de análises de grandes violações de dados em ataques a serviços da Internet.

Como era de se esperar, os resultados não mostram melhorias significativas em relação aos anos anteriores. No Dia Mundial da Senha, Kolossus prevê futura autenticação sem usá-las.

As senhas ainda são um método de autenticação altamente inseguro quando não usadas adequadamente. Além disso, elas são pouco amigáveis em termos de usabilidade.

Dois fatores

A indústria implementou reforços como a autenticação de dois fatores (2FA) para melhorar a segurança, o que é uma alívio, pois do contrário, a situação seria insustentável.

Além disso, senhas de acesso e códigos únicos vinculados a dispositivos específicos como computadores, tablets ou telefones inteligentes, são outras novidades.

Se espera que elas sejam amplamente utilizadas no futuro, dado que receberam o apoio de empresas como Apple, Google e Microsoft. Enquanto isso, é essencial reforçar a segurança de suas senhas.

Uma facilidade que impressiona… para pior

As senhas mais usadas em 2023 revelam uma situação preocupante. Os cibercriminosos continuam a ter fácil acesso a contas sem precisar usar métodos avançados de hacking.

A maioria das senhas mais comuns, como “123456”, “111111”, “qwerty” ou “password”, pode ser descriptografada em menos de um segundo, e algumas podem ser obtidas com um simples teste.

Embora as senhas variam entre países, há tendências globais claras no uso de números simples, nomes comuns e uma violação sistemática das regras para criar senhas seguras.

Estima-se que até 70% das senhas mais usadas em 2023 podem ser hackeadas em menos de um segundo. Aqui está a lista global.

Levantamento

Por exemplo, as 10 senhas mais utilizadas no Chile incluem elementos muito previsíveis e são frequentemente repetidas na lista global, como sequências numéricas:

123456

Administrador

12345

12345678

123456789

111111

Senha

12345678910

Desconhecido

Forma de autenticação

Apesar de não ser um método atraente, as senhas ainda são a principal forma de autenticação na Internet, sistemas operacionais, aplicativos, jogos e diversos dispositivos.

É essencial dedicar esforços à sua criação e manutenção, seguindo normas básicas que muitas vezes conhecemos, mas não aplicamos.

Algumas recomendações para criar senhas mais seguras:

01. Use senhas de pelo menos 8 caracteres.

02. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

03. Não use palavras ou frases do dicionário.

04. Não use informações pessoais, como nomes, endereços, datas de nascimento ou números de telefone.

05. Não use as mesmas senhas para várias contas.

06. Troque suas senhas periodicamente.

Além disso:

Evite o uso de palavras comuns ou números típicos.

Não utilize nomes pessoais, de animais de estimação ou datas de nascimento.

Combinar maiúsculas e minúsculas.

Misturar números e letras.

Incluir caracteres especiais.

Aumentar o comprimento com o maior número de dígitos possível.

Não utilize a mesma senha para todos os sites.

Usar senhas específicas e o mais seguras possíveis para bancos e compras online, onde se partilha informação financeira.

Mantenha a senha protegida de terceiros.

Não compartilhe a senha com ninguém, mesmo em supostas solicitações oficiais por e-mail ou mensagens de serviços de mensagem, pois podem ser tentativas de phishing.

Mudar o nome de usuário e o e-mail associado.

Reforçar o uso de senhas quando estiverem disponíveis funções como a autenticação de dois fatores (2FA) ou sistemas biométricos, como sensores de impressões digitais ou reconhecimento facial.

Limpar regularmente as contas online que não sejam utilizadas.

Verifique se suas senhas foram comprometidas. “Have I Been Pwned” é uma ótima ferramenta para fazer isso, segundo publicação do portal Metro World News.


+ Tecnologia