Aprenda como fazer uma horta em casa de forma prática e bem divertida

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de outubro de 2017 às 14:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cultivo de horta em casa contribui para uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

Manter uma alimentação saudável é essencial para uma boa qualidade de vida. E uma das melhores maneiras de garantir isso é cultivando uma horta caseira. Essa atividade estimula a ingestão de vegetais e legumes livres de agrotóxicos, além de gerar uma boa economia para o bolso. E embora pareça algo difícil e que exige um grande espaço, é possível aprender como fazer uma horta em casa até mesmo em pequenos ambientes.

Como fazer uma horta em casa

Confira algumas dicas que irão te ajudar a montar uma horta eficiente, em diferentes espaços:

Espaço

Não importa se você tem um grande espaço para criar sua horta ou apenas uma jardineira. O importante é que seja uma área que receba luz direta pelo menos quatro horas por dia e seja fácil para receber a irrigação. O indicado ainda é fazer um furo no fundo do recipiente escolhido para que assim seja possível drenar a água, não encharcando as plantas.

Tipos de plantas

Ao misturar diferentes plantas em um mesmo recipiente é preciso identificar se as espécies escolhidas se misturam bem. Um exemplo é a hortelã, que deve ser plantada separadamente de outras, já que possui raízes invasoras, que destroem outras espécies. Por outro lado, alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha, são combinações que têm tudo a ver.

Adubos naturais

Uma das principais vantagens da horta caseira é o fato dela ser orgânica, dispensando agrotóxicos. Por isso, use adubos como a torta de nim, húmus de minhoca ou torta de mamona (porém cuidado: a mamona é tóxica para bichos e crianças) e torta de algodão.

Conhecer as espécies

É preciso estudar cada espécie para identificar quais suas especificidades em relação ao cultivo e poda. Por exemplo: para ter folhas de manjericão cheirosas, é necessário que pode com frequência as suas flores.

Aposte na variedade

Você pode investir em ervas já conhecidas, mas ao mesmo tempo diferentes. Um exemplo: que tal plantar a hortelã variegada ao invés da tradicional? Suas folhas possuem mais de uma cor e resultam em um belo visual na salada!

Proteja as hortaliças

Um problema comum é as lagartas que atacam as plantações. Para evitar isso, temos uma dica: plante capuchinha, alternada às verduras do canteiro. Elas são mais atrativas para as larvas do que as hortaliças, preservando assim a sua horta.

Dê atenção ao solo

Grande parte do sucesso da sua horta está ligada ao modo de preparo do solo. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. Não coloque pedras e mantenha-o sempre fofo.