Após protestos, governo paulista sinaliza que poderá relaxar quarentena na capital

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A região de Franca, atualmente na fase vermelha, só conseguirá voltar às fases laranja ou amarela caso consiga reverter o quadro crítico

Estado de São Paulo já registra 1 óbito a cada 6 minutos por covid-19O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta segunda-feira (1º) que deve anunciar medidas de relaxamento da quarentena no estado.

A declaração foi feita durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na zona oeste de São Paulo, de acordo com informações do repórter Artur Rodrigues, da Folhapress.

“Com duas semanas consecutivas de retração no número de internações e caso esse cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira (3) vamos anunciar medidas de suspensão das restrições impostas relativas aos horários de funcionamento do comércio, shopping, bares e restaurantes inclusive aos finais de semana”, disse Doria.

Chefs, donos de restaurantes e funcionários do setor vem protestando contra as medidas que preveem o fechamento deste tipo de comércio.

A capital passou a ficar na fase vermelha aos sábados, domingos e feriados — ou seja, nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro-, e também entre 20h e 6h nos demais dias.

Com isso, o serviço presencial em restaurantes, mas também no comércio e em serviços não essenciais, caso de shoppings e salões de beleza, estão proibidos de funcionar.

A região de Franca, atualmente na fase vermelha, só conseguirá voltar às fases laranja ou amarela caso consiga reverter o quadro crítico registrado por aqui.

Com a ocupação de leitos de UTI-Covid próxima do limite na Santa Casa de Franca, a situação também continua séria em dois outros municípios, Igarapava e Ituverava, onde os leitos também estão ocupados.

O mês de janeiro é um dos piores na região de Franca, desde o inicio da pandemia, com mais de 3 mil internações. O número de mortes mantém a média de dezembro.

Com mais de 80% dos leitos UTI-Covid ocupados, dificilmente a região poderá deixar a fase vermelha no anúncio a ser feito pelo governo do Estado no final da semana.


+ Saúde