AME de Franca deixa de ser hospital de campanha Covid e volta ao normal em setembro

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 20 de agosto de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estrutura volta a receber atendimentos de rotina no dia 1º. Unidade tinha 22 leitos de UTI e três de enfermaria, que foram desativados

Hospital de campanha para Covid-19 será desativado no AME de Franca (Foto: Jefferson Neves/EPTV)

A Secretaria Estadual de Saúde disse, nesta sexta-feira (20), que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Franca deixa de ser hospital de campanha para a Covid em setembro.

A partir do dia 1º, o local volta a realizar atendimentos ambulatoriais. A decisão foi tomada diante da queda da demanda de Covid na unidade.

Segundo a saúde estadual, nesta sexta-feira (20) a ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) é de 39,3% e de 18,3% nas enfermarias.

“A desmobilização deste serviço foi programada em função da queda nos indicadores da pandemia no Estado, e eventuais casos de COVID-19 da região que precisarem de atendimento terão assistência garantida por meio do direcionamento a outros hospitais de referência”, informou a pasta.

Readequação

Implantado em fevereiro, diante da o avanço da segunda onda da pandemia, o hospital de campanha já iniciou o processo de desativação. No período, foram atendidos 261 pacientes de Franca e região.

Na quinta-feira (19), os 22 leitos de UTI e três de enfermaria já foram fechados.

Até o final do mês, a estrutura do AME vai passar por readequação para voltar a atender consultas médicas em 19 especialidades, além da realização de exames e procedimentos de menor complexidade.

Vai ser necessário agendar os atendimentos. A expectativa do estado é ofertar mais de 6 mil consultas, 15 mil exames e 570 cirurgias.


+ Saúde