Alta do preço da carne obriga francano a baratear o cardápio do churrasco

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 09:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No lugar do corte nobre, população tem optado por comprar carnes como agulha, o frango e o suíno

Costume tradicional na maioria dos lares brasileiros – e em Franca isso não é muito diferente – o churrasco de domingo continuou acontecendo depois da alta do preço da carne bovina, mas com algumas mudanças no cardápio.

“A venda de carvão não caiu, os francanos continuam comprando para o churrasco. O setor vem fazendo promoção de linguiça, pão de alho, batata. No lugar do corte nobre, entra a agulha, o frango e o suíno”, conta Ronaldo dos Santos, presidente da Associação Paulista de Supermercados – APAS.

A oferta de cortes como coxão de dentro, normalmente não exportado, é um fator que colabora para congelar a tabela no supermercado.

O aumento de preços, porém, é comemorado na outra ponta. Assim como nos demais setores econômicos, a procura pela carne brasileira “gera sensação de otimismo” nos produtores. “Depois de um período de desvalorização da carne, eles passaram a investir mais”, explica Ronaldo.

A alta da carne bovina já era esperada com as festas de fim de ano e o 13º salário. A demanda da China agravou o cenário para o brasileiro. Dezembro ainda é um mês com menos oferta: o gado da região setentrional começa a ser preparado para o abate em janeiro e fevereiro, enquanto o gado do sul foi abatido em outubro, depois da engorda nos campos de inverno.


+ Economia