Aflição: Conheça sete dicas que fazem o soluço parar imediatamente!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 26 de junho de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O incômodo é causado por uma contração rápida e involuntária do diafragma, mas há saídas simples para interrompê-lo

O soluço é um dos reflexos mais incômodos do corpo humano

 

O soluço é um dos reflexos mais incômodos do corpo humano. Ele acontece quando há uma contração rápida e involuntária do diafragma.

Para interrompê-lo, existem algumas ações simples que estimulam os nervos e os músculos da região do tórax e, dessa maneira, estabilizam a situação.

Além disso, para que o soluço seja parado de forma eficaz e definitiva, é importante eliminar suas causas.

Alguns responsáveis comuns são a dilatação do estômago por comer demais ou de maneira rápida, a ingestão de bebidas alcoólicas ou o refluxo.

No bebê recém-nascido ou, até mesmo, dentro do útero materno, o soluço pode ser causado porque o diafragma e os músculos respiratórios ainda estão se desenvolvendo.

O refluxo no bebê após o início da amamentação também é muito comum e pode causar o sintoma.

Nesses casos, é recomendado dar de mamar para a criança ou, se ela já estiver de estômago cheio, colocá-la de pé para arrotar.

Algumas dicas para que o soluço pare de forma rápida, ou até imediatamente, são:

. Beber um copo de água gelada ou chupar gelo, pois estimula os nervos do tórax;
. Prender a respiração o máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel, para aumentar os níveis de CO2 no sangue, e estimular o sistema nervoso;
. Respirar profunda e lentamente, para esticar o diafragma e os músculos da respiração;
. Tomar um susto ou rir bastante, a ação libera adrenalina, que interfere no funcionamento cerebral e estimula os nervos musculares;
. Beber um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo, com o objetivo de relaxar o diafragma;
. Tapar o nariz e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax;
. Comer uma colher de açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e ocupam o cérebro com outras estímulos, fazendo relaxar o diafragma.

Como parar o soluço persistente

O soluço persistente ou crônico é aquele que dura mais de dois dias, e, nesses casos, é recomendado consultar o clínico geral para que sejam investigadas possíveis causas.

Infecções, inflamações ou doenças gastrointestinais podem ser responsáveis pela situação e é preciso tratá-las corretamente. Existem também medicamentos que podem ser administrados nos casos mais graves e intensos.

*Informações Tua Saúde


+ Bem-estar