Afinal, beber água gelada faz mal ou não para a saúde? Saiba se é mito ou verdade

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitos afirmam que a água gelada dá dor de garganta. Isso é, no máximo, uma meia verdade

Água

Muitos afirmam que a água gelada dá dor de garganta. Isso é, no máximo, uma meia verdade

Vez ou outra, circula nas redes sociais a informação de que beber água gelada faz mal à saúde. Dizem que pode provocar infarto, gordura no fígado e outros males no estômago e no intestino grosso.

Afirmam que a água gelada dá dor de garganta. Isso é, no máximo, uma meia verdade. Se a garganta está inflamada devido à ação de um vírus ou bactéria, a água gelada pode agravar a situação. Porém, ela em si não é o motivo do incômodo.

Dizem ainda que a água gelada fecha veias do coração. Além disso, ela e outras bebidas frias seriam a principal causa de ataques cardíacos.

Ocorre que o infarto é deflagrado pelo entupimento das artérias, impedindo que o sangue chegue ao músculo mais importante do corpo. Ou seja, esse problema grave nada tem a ver com veias, e sim artérias.

E onde o líquido da vida entraria nessa história? Em lugar nenhum, pelo visto. “A água gelada não provoca infarto, nem entope os vasos sanguíneos”, atesta o cardiologista Abrão Cury.

De acordo com o médico, essa história pode ser uma deturpação de casos graves de hipotermia, que é uma queda excessiva da temperatura do corpo inteiro.


+ Bem-estar