Fila de aposentadoria é de 640 mil pedidos, garante o presidente do INSS

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de agosto de 2020 às 17:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Leonardo Rolim falou que número de processos que aguardam análise é menor do que em julho de 2019

Leonardo Rolim afirma que o INSS recebe 700 mil pedidos por mês

Mesmo antes da pandemia, o acúmulo de pedidos de aposentadorias junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já vinha preocupando, diante da demora do órgão em analisar as petições. Muito se falou em contratação emergencial de servidores, inclusive a utilização de militares da reserva, mas tudo acabou suplantado pela pandemia de covid-19.

Com o fechamento das agências, que deixaram de fazer atendimento presencial, a situação se deteriorou, pois centenas de milhares de contribuintes passaram a encontrar maior lentidão junto aos meios disponibilizados pelo INSS (online e telefone), aumentando consideravelmente o número de pedidos  que não passaram das análises e coletas de documentos, além da exigências de mais papéis para  concessão de benefícios.

Nesta sexta-feira, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que existem atualmente 640 mil pedidos de aposentadoria que aguardam análise do órgão. Porém, não apontou o que está sendo feito para que a fila ande mais rápido.

Segundo disse Rolim em entrevista à rádio CBN, o instituto recebe cerca de 700 mil pedidos por mês. “Há ainda processos antigos, mas não dependem de análise do INSS, mas, sim, de cumprimento de exigência pelo solicitante”, afirmou.

De acordo com Rolim, em julho do ano passado, auge da crise da fila do INSS, havia cerca de 2,2 milhões de pedidos que aguardavam por análise do órgão.


+ Cotidiano