Feiras agrícolas em Franca e cidades da região são canceladas. Outras serão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de março de 2020 às 18:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com longo planejamento, feiras agrícolas são prejudicadas, mas mesmo assim são adiadas ou canceladas

A organização da Pedreagro – Feira de Negócios e Tecnologia de Pedregulho – também cancelou o evento que seria realizado em Pedregulho, no parque Dirso Polo.

Outros eventos agrícolas também foram cancelados por conta da Covid 19. O setor de agronegócio foi impactado pelo avanço do surto do novo coronavírus (Covid-19). 

Em março, diversas feiras e eventos foram cancelados ou adiados, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, como medida de prevenção no combate à pandemia. 

Na região da Alta Mogiana e cidades do Triângulo Mineiro, pelo menos oito eventos já foram suspensos e ainda não tiveram suas novas datas divulgadas.

No dia 13 de março, o Ministério da Saúde recomendou o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas. 

Em lugares com transmissão local do vírus (quando uma pessoa é infectada não por ter viajado para fora, mas por contato com alguém com o vírus no próprio país), a recomendação é que eventos em locais fechados sejam cancelados ou adiados, e que ocorram por meio de transmissão virtual.

A 1ª Pedreagro (Feira de Negócios e Tecnologia de Pedregulho), programada para os dias 15 e 16 de abril, no Parque de Exposições Dr. Dirso Polo, foi cancelada. 

“Agradecemos a atenção e o apoio dos parceiros e patrocinadores que confiaram no nosso projeto. Mas, infelizmente, essa era a única data disponível. Vamos aguardar os acontecimentos e nos organizar novamente para 2021”, explicou Fabrício Guimarães, idealizador da feira e diretor da Revista Agromogiana.

A 12ª edição do Simcafé (Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana), realizada pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), que aconteceria de 6 a 8 de abril, em Franca, também foi cancelada. 

Em um vídeo direcionado aos cooperados, o diretor presidente Carlos Yoshiyuki Sato comunicou o cancelamento, “atendendo recomendação dos governos Federal, Estadual e Municipal”. 

“Queremos com esta atitude contribuir para a não disseminação dessa doença e, principalmente, não colocar em risco a saúde e a vida das pessoas”, disse Sato.

Neste dia 17 de março, a organização da Agrishow 2020, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, divulgou o adiamento do evento, que seria entre 27 de abril e 1º de maio, em Ribeirão Preto.

“Diante da pandemia do coronavírus e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, a direção da Agrishow 2020 informa que a feira será postergada. Tão logo haja definição de uma nova data, comunicaremos publicamente a decisão”, informou a nota.

Em 2019, 159 mil visitantes passaram pela Agrishow, que reuniu cerca de 800 marcas. Os cinco dias do evento registraram um total de R$ 2,9 bilhões em negócios e superaram em 6,4% o volume registrado no ano anterior.


+ Economia