Unesp Franca abre as atividades de recepção aos calouros da universidade

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 08:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações integram calouros e familiares; Atividades em Franca e Botucatu começaram no final de semana

Em sentido horário, auditório no câmpus de Franca lotado com pais e alunos; visita guiada pelo câmpus de Franca; roda de conversa com integrantes do Diretório Acadêmico e Grupo PET da FMVZ de Botucatu; palestra da professora Joelma Martin, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (Foto: Daniela Borges/Franca e Sergio Santa Rosa/Botucatu)

N​o último fim de semana, as unidades da Unesp em Franca e em Botucatu deram o pontapé inicial para as programações de recepção dos calouros do Vestibular Unesp 2020. 

As ações priorizaram a integração da universidade com os calouros e seus familiares e a apresentação de programas e projetos da Unesp.

Ao longo das próximas semanas, as demais unidades universitárias realizarão suas próprias ações de recepção aos novos alunos, de acordo com o calendário estabelecido por cada uma delas. 

A Unesp tem 34 unidades universitárias espalhadas por 24 municípios do Estado de São Paulo.

Em Franca, a recepção aos alunos e seus familiares foi realizada no sábado, 15 de fevereiro.

Após o café de recepção, foi iniciada a cerimônia de acolhida com vídeos institucionais e saudações do diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), professor Murilo Gaspardo, e da vice-diretora, professora Nanci Soares.

Em seguida, docentes e servidores realizaram breves explicações sobre permanência estudantil, pesquisa, extensão e internacionalização.

A programação também incluiu visitas guiadas pelo câmpus de Franca e pela moradia estudantil. 

Ao longo do dia, os alunos e seus familiares também puderam acompanhar atividades artísticas, como uma breve interação com o grupo de teatro do câmpus e uma apresentação da bateria dos estudantes.

No domingo, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp no câmpus de Botucatu abriu suas portas para calouros e familiares em cerimônia comandada pelo vice-diretor, professor Cezinande de Meira.

“Esse é um momento de grande satisfação e alegria para a nossa instituição. Gostaria de destacar o nosso compromisso com o ensino público de qualidade. Já fazemos isso há mais de cinquenta anos, sempre mantendo uma qualidade elevada de nossos cursos, reconhecida pelos rankings nacionais e internacionais”, disse o professor Meira durante suas boas vindas.

“Nosso corpo docente é altamente qualificado e não mede esforços para oferecer um ensino de alto padrão. Queremos que nosso aluno saia daqui com uma boa formação e participe de maneira ética do crescimento do país e da transformação da sociedade”.

As atividades também incluíram apresentação dos cursos da FMVZ por parte de seus coordenadores, além de falas sobre o Programa de Permanência Estudantil (PPE) e o Serviço de Atendimento Psicológico ao Estudante (Sapes), entre outros projetos.

Pais e alunos saíram satisfeitos da recepção. “Eu achei muito importante essa recepção. Quando passamos no vestibular, ficamos felizes, mas também ficamos cheio de dúvidas. Essa recepção, mostrando como é o curso, dando dicas sobre moradia e oferecendo apoio psicológico, nos faz sentir mais confortáveis”, disse Jéssica Modesto, de 17 anos, da cidade de Louveira, que cursará Zootecnia na FMVZ.

Os pais de Jéssica não puderam estar presentes e ela foi acompanhada por Sandra Honório Fernandes, sua professora no ensino médio, que fez questão de oferecer seu apoio à ex-aluna. 

“O aluno chega meio confuso, com muitas dúvidas. É a primeira vez que a Jéssica, por exemplo, estará fora de casa. É uma mudança muito grande e esse acolhimento é muito importante, porque ajuda a esclarecer e tirar o medo das incertezas”.


+ Educação