Ferramenta digital ajuda a identificar fraudes em promoção da Black Friday

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de novembro de 2019 às 18:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Basta inserir o link do produto em oferta para que o sistema o avalie e traga informações úteis sobre preços

Segurança é um dos pontos mais sensíveis quando se fala em compra online. E na Black Friday isso pode ser ainda mais intenso. Por isso, é importante ficar atento a golpes que podem ocorrer nessa data.

Uma ferramenta que pode ser bastante útil é a Black ou Fraude, criada pela Reduza, uma startup de redução de preços. Com ela, é possível identificar golpes e promoções falsos. Em geral, são propagandas com preços impraticáveis que chegam por e-mail ou aparecem em redes sociais. 

Esses anúncios levam a páginas clonadas de lojas: sites falsos que são usados para dar golpes ou roubar dados bancários (o conhecido phishing). 

Para se certificar da autenticidade de uma página, é possível inserir a URL no site Black ou Fraude: a análise identifica se aquela é a página oficial da loja ou se ela pode ter sido criada por criminosos.     

Além disso, o novo recurso analisa promoções, compara preços em diferentes formas de pagamento (à vista e parcelado), examina o histórico dos últimos 90 dias e testa cupons de desconto automaticamente. 

A ferramenta tem, ainda, alertas de preço e frete grátis para que o consumidor possa monitorar produtos.

Outra função disponível é a determinação do preço final da compra. Isso porque uma oferta não necessariamente tem o menor preço quando a entrega é adicionada – principalmente para consumidores que estão fora do eixo Rio-São Paulo. 

O custo do frete pode representar até 40% do valor da compra e variar em até 400% entre lojas.  

Para utilizar o serviço, basta inserir o link do produto em promoção no site, clicar em “Verificar preço” e informar o CEP do endereço de entrega. 

A ferramenta, então, informa sobre preço em outras lojas e datas, bem como apresenta cupons de desconto e o custo total já com frete incluído.

Como se prevenir

Além disso, em qualquer compra online, vale ficar atento a algumas dicas:

  • desconfie de preços muito baixos: muitos golpes oferecem produtos incríveis a preços impossíveis e podem confundir o comprador e levá-lo ao prejuízo;
  • confira o link da promoção: observe se o link tem o domínio oficial da loja. Na dúvida, visite o site do estabelecimento diretamente e pesquise pelo item;
  • analise o nome da página ou o perfil que divulgou a promoção: esses golpes são cada vez mais comuns nas redes sociais. Confira se é a página ou perfil oficial da loja que está anunciando;
  • o cadeado (HTTPS) não é garantia de segurança nesses casos: sites com selos de segurança garantem o sigilo dos dados, não sua confiabilidade. Muitos endereços clonados têm URLs com protocolo HTTPS.
  • Outra opção para quem quer aproveitar as ofertas na Black Friday é instalar o plugin Olhar Digital Ofertas
  • Com ele, é possível acompanhar a evolução de preços dos produtos, bem como comparar preços entre lojas e encontrar cupons de desconto especiais.

+ Economia