3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade é realizada na Penitenciária de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de julho de 2018 às 17:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diretor da unidade prisional de Franca afirma que iniciativa dá oportunidade a 20 detentos por mês

Foi realizado na manhã desta terça-feira, na Penitenciária de Franca, um evento voltado à ressocialização de detentos que estão cumprindo pena na unidade e querem uma oportunidade de mudar de vida e ingressar no mercado de trabalho.

Trata-se da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que tem exatamente o foco em oferecer treinamento, aprendizado profissionalizante e reinserção aos presos, para que eles possam, após o cumprimento da pena, voltarem a exercer o direito ao trabalho e cidadania.

Várias autoridades compareceram à cerimônia, além de um grupo de detentos participantes da iniciativa. A vereadora Cristina Vitorino (PRB) representou a Câmara Municipal de Franca e também prestigiaram o evento o secretário de Obras, Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta, representando o prefeito Gilson de Souza; Hamílton Funchal (Defensoria Pública); Cristian Rocha (Funap); José Carlos Brigagão (Sindifranca) e o Eurípedes Mendonça (Senai).

O diretor da Penitenciária de Franca, Wálter Moretto, afirmou que as ações de empregabilidade envolvem todas as instituições envolvidas contribuem para que 20 detentos sejam beneficiados por mês.

“O Senai dá treinamento, o Sindifranca nos ajuda na recolocação, a Defensoria, a Câmara, a Prefeitura, o Funap, todos colaboram muito para que a gente faça este trabalho tão nobre. Se um preso for recuperado por mês já é motivo de alegria, dirá 20 detentos por mês”, afirmou Wálter.

Para Cristina Vitorino, o trabalho de ressocialização tem que receber todo o incentivo da iniciativa privada e dos entes públicos. 

“A sociedade como um todo tem que estender a mão e os detentos precisam agarrar a oportunidade. Sabemos das dificuldades que a falta de condições financeiras e políticas públicas eficientes ocasionas nas famílias, facilitando o caminho para as más escolhas, principalmente dos jovens. Este projeto merece todo o apoio das forças vivas da sociedade francana”, disse a vereadora.


+ Política