O quinteto ideal da competição contou com Damiris Dantas, cestinha da
A Seleção Brasileira Feminina de Basquete encerrou neste domingo (6) sua participação na AmeriCup 2025 com o vice-campeonato. Em Santiago, no Chile, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos na grande decisão, por 92 a 84, e fechou a competição com seis vitórias e apenas uma derrota, finalizando a campanha com a medalha de prata.
A ala-pivô Damiris Dantas fez uma atuação histórica na final, anotando 35 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Kamilla Cardoso, mesmo com tempo reduzido em quadra por conta de faltas, contribuiu com 19 pontos. Já a jovem Bella Nascimento marcou 22 pontos e se firmou como um dos principais nomes da nova geração.
O quinteto ideal da competição contou com Damiris Dantas, cestinha da AmeriCupW com quase 22 pontos de média, e Kamilla Cardoso, líder em eficiência com mais de 24. Bella Nascimento, em seu primeiro torneio com a camisa do Brasil, liderou em bolas de três convertidas, com 24, além de 15 pontos de média.
Sem vaga pela AmeriCupW, o caminho para a Copa do Mundo de 2026 será via Pré-Mundial, que acontece em março do próximo ano e será disputado em quatro sedes diferentes, que serão definidas em breve. Cada sede reunirá seis seleções, com todas se enfrentando dentro do grupo em formato de turno único. O número de classificados por sede será definido de acordo com o regulamento da FIBA. É importante destacar que mesmo as seleções já classificadas para o Mundial, como Alemanha, Estados Unidos e Bélgica, também participam do Pré-Mundial.
Além do Pré-Mundial em março, o calendário da Seleção Feminina seguirá movimentado em 2025. O Brasil ainda terá compromissos importantes no Mundial Sub-19, no Globl Jam e nos Jogos Mundiais Universitários, mantendo o trabalho de desenvolvimento das seleções de base e principal.
Esse torneio marcou apenas um dos passos de um novo ciclo, que se iniciou com amistosos da Seleção Brasileira feminina contra franquias que disputam a WNBA, principal competição da modalidade no planeta.
Jogos do Brasil
1ª fase – Brasil 71 x 50 Argentina
1ª fase – Brasil 74 x 65 Canadá
1ª fase – Brasil 73 x 46 República Dominicana
1ª fase – Brasil 106 x 49 El Salvador
Quartas – Brasil 84 x 61 México
Semifinal – Brasil 108 x 68 Argentina
Final – Brasil 84 x 92 EUA