Reformas e construções: 94 acidentes com a rede elétrica deixam 56 vítimas fatais

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de maio de 2025 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aumento expressivo no número de acidentes por choque elétrico reforça campanha da distribuidora em Franca e cidades da região

É no outono que muitas reformas e projetos de construção civil saem do papel e ganham forma, especialmente no estado de São Paulo. Afinal, a redução no volume das chuvas é um estímulo e tanto para a retomada e aceleração das obras.

No entanto, a CPFL Paulista chama a atenção para os perigos envolvidos em atividades executadas próximas a redes de energia elétrica. Só no ano passado, os casos de acidentes por choque elétrico em construções aumentaram 55%.
Os dados são da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Em 2024, a instituição registrou 94 casos de choque elétrico em ambientes de construção civil, sendo 56 deles com vítimas fatais.

Números

Já em 2023, o total de acidentes foi de 42, com 28 mortes. Entre os exemplos mais comuns dessas ocorrências estão trabalhadores que, ao manusear andaimes e vergalhões, acabam encostando na fiação.

“Os números expõem uma realidade que trabalhamos permanentemente para reverter por meio da nossa campanha Guardião da Vida”, explica Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CPFL Energia.

Segundo ele, “isso porque a proximidade de estruturas e equipamentos com os fios de energia coloca em risco não apenas os trabalhadores, mas também a população do entorno. Além de evitar acidentes, o cuidado com ações preventivas garante o andamento seguro das obras e evita, ainda, eventuais danos ao sistema elétrico”.

Nesse sentido, a CPFL reforça que o primeiro passo para evitar acidentes com a rede elétrica em construções é um bom planejamento das atividades.

Distância das redes

Entre pedreiros e pintores, as equipes devem sempre estar atentas à distância das redes e evitar a locomoção combinada com o manuseio de máquinas e grandes equipamentos em locais com postes e cabos de energia.

Além disso, outra recomendação fundamental é utilizar todos os instrumentos de proteção necessários para uma execução segura dos trabalhos.

Confira mais dicas da CPFL Paulista para garantir a segurança em ambientes de construção civil: 

Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, mantenha distância da rede elétrica.

Cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes.

A aproximação da rede elétrica pode causar um choque fatal.

Preste muita atenção à posição dos andaimes. Ao subir, mantenha distância dos fios de energia elétrica.

Ao construir ou reformar lajes e telhados, mantenha uma distância segura da rede elétrica.

“Gatos” são ilegais

Nunca realize ligações clandestinas de equipamentos na rede elétrica. Além de perigosas, são ilegais.

Instale antenas longe da rede elétrica. Uma simples aproximação pode ser fatal.

Pintura: atenção redobrada

Mantenha distância da rede elétrica ao pintar, limpar ou reformar fachadas. Um choque pode ser fatal.

Redobre a atenção ao utilizar cabos extensores durante a pintura.

Pinturas realizadas em andares superiores, como 2º e 3º pavimentos, oferecem mais risco por estarem próximas da rede de alta tensão.

Andaimes devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica.

Quanto mais longe da rede, mais seguro você está. 

Dicas como essas podem ser conferidas no site www.guardiaodavida.com.br e no “Guardião no Zap”, canal no WhatsApp que orienta sobre segurança elétrica e fornece informações em tempo real, sem solicitar dados pessoais.
O canal oferece sete opções de interação temática: construção e reforma, pintura, trabalho com trator, árvore próxima aos fios, tempestades, ligações clandestinas e uso de pipas.
A navegação é rápida e intuitiva. Para acessar, adicione o número (19) 2042-1572 aos seus contatos.

+ Energia