Óleo de canola pode prejudicar memória e desenvolver Alzheimer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 02:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Este é o primeiro estudo a sugerir que o óleo de canola é mais prejudicial que benéfico ao cérebro

Investigadores da Universidade Temple, nos Estados Unidos, alertam através de um estudo, que a ingestão de óleo de canola, um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, pode prejudicar a memória e aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Testes realizados com ratinhos geneticamente modificados para funcionar como modelo da doença de Alzheimer mostraram que a ingestão de óleo de canola piorou a memória dos animais, bem como a sua capacidade de aprendizagem.

A pesquisa foi publicada na Nature Scientific Reports.

Este é o primeiro estudo a sugerir que o óleo de canola é mais prejudicial do que benéfico para o cérebro.

Os cientistas tinham como objetivo verificar como o óleo de canola afetava a função cerebral, podendo prejudicar a memória e estar envolvido na formação de placas amiloides e dos emaranhados neurofibrilares das proteínas tau, associados à doença de Alzheimer.

Exames realizados ao tecido cerebral dos animais mostraram que aqueles que receberam óleo de canola tinham níveis muito reduzidos de amiloide beta 1-40. A amiloide beta 1-40 é a forma mais solúvel das proteínas beta-amiloides. Em geral, ela é considerada benéfica no cérebro, atuando como uma atenuante para a forma prejudicial e mais insolúvel, a amiloide beta 1-42.

Devido à diminuição da amiloide beta 1-40, os animais apresentaram ainda maior formação de placas de amiloide no cérebro, com neurónios envoltos em amiloide beta 1-42.

O dano foi acompanhado por uma redução significativa no número de ligações entre os neurônios, indicando extensas lesões das sinapses, que desempenham um papel central na formação e na recuperação da memória.

Nesse modelo, essa alteração na proporção apresentada resultou em danos neuronais consideráveis, na diminuição das ligações neurais e no comprometimento da memória, acrescentaram os responsáveis pelo estudo.


+ Saúde