Na despedida do Pacaembu, São Paulo fica no empate sem gols com o Botafogo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de novembro de 2017 às 20:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Paulistas e cariocas se enfrentaram neste domingo (19) e ficaram no 0 a 0 pelo Brasileiro

Na despedida do Pacaembu em 2017, o Tricolor empatou com o Botafogo por 0 a 0 na tarde deste domingo (19) em confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Com o resultado, o São Paulo se manteve na 12ª colocação, agora com 46 pontos. No próximo final de semana, antes de retornar ao Morumbi para o encerramento da competição nacional diante do Bahia, o time são-paulino enfrentará o Coritiba fora de casa.

Para encarar os botafoguenses, o técnico Dorival Júnior contou com o retorno do jovem Éder Militão que estava novamente à disposição após cumprir suspensão. Além do camisa 13, o meia Cueva retornou depois de defender a Seleção Peruana na repescagem para a Copa do Mundo de 2018 e ficou como opção no banco de suplentes.

Assim, o time foi escalado com Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Shaylon e Lucas Fernandes; Marcos Guilherme e Lucas Pratto. Já Arboleda e Hernanes (suspensos pelo terceiro cartão amarelo), Morato e Wellington Nem (cirurgias no joelho direito), Bruno (cervicalgia), Jonatan Gomez (dores no joelho direito), Maicosuel (entorse no joelho direito) e Marcinho (mialgia na região posterior da coxa esquerda) não reuniam condições de jogo.

Os cariocas atuaram com Gatito Fernandez; Arnaldo, Igor Rabello, Joel Carli e Victor Luis, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Leo Valencia e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Guilherme. Quando a bola rolou, os visitantes atacaram primeiro e levaram perigo nos instantes iniciais. Aos poucos, porém, o Tricolor conseguiu equilibrar as ações da partida e também buscou as jogadas na frente.

Aos 19 minutos, Shaylon quase marcou um verdadeiro golaço: o armador arriscou da entrada da área, de perna esquerda, e mandou a bola no ângulo. O goleiro adversário se esticou todo, espalmou para escanteio e impediu que as redes balançassem. Diante de um rival bem postado defensivamente, o São Paulo teve dificuldade para acionar Pratto e criar as investidas. Dessa forma, a primeira etapa terminou sem que o placar fosse alterado: 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, com posturas ofensivas, as equipes criaram boas oportunidades na frente. Então, para dar ainda mais volume ao sistema ofensivo, Dorival promoveu a entrada de Cueva no lugar de Lucas Fernandes aos 14 minutos. Atrás da vitória, o Tricolor acuou os visitantes e carimbou a trave aos 19: Edimar encontrou Pratto na grande área, o argentino bateu rasteiro e acertou o poste.

Para não deixar o ritmo cair e dar fôlego novo ao time, o comandante fez uma nova alteração aos 22 minutos e colocou Júnior Tavares, que herdou a vaga de Shaylon e reforçou as descidas pela esquerda. Com Cueva solto, Marcos Guilherme pela direita e Tavares pela esquerda, além das chegadas de Petros por dentro, o Tricolor pressionava em busca do triunfo.

Na reta final do confronto, Gilberto ainda substituiu Lucas Pratto e batalhou para ajudar os mandantes, mas os cariocas se fecharam na defesa e contiveram os ataques são-paulinos. Assim, apesar de insistir e contar com o apoio incondicional da torcida, o São Paulo não conseguiu evitar o empate sem gols no Estádio Paulo Machado de Carvalho: 0 a 0.


+ Futebol