Auxílio Emergencial: pais solteiros ainda devem receber valor. Saiba os prazos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os beneficiários da medida possuem o prazo de até 120 dias a partir da data de depósito para fazer o saque da quantia

Diversos pais solteiros do Brasil ainda podem receber os valores de parcelas do Auxílio Emergencial. Isto é, programa que o Governo Federal direcionou a famílias em situação de vulnerabilidade em razão da pandemia de Covid-19.

O pagamento desta cota se deu em razão do valor em dobro do benefício que apenas se destinou a mães chefes de famílias. No entanto, entendimento posterior incluiu homens que também são pais solteiros.

Somente após a aprovação do Projeto de Lei 43/2021 no Congresso Nacional, em dezembro de 2021, que o grupo adquiriu o direito de receber as cotas em dobro. Portanto, estes também devem ter acesso à quantia total que chegou às mães chefes de família.

Como está o pagamento desta parcela?

O Ministério da Cidadania é a pasta responsável pela coordenação dos programas sociais do Governo Federal. De acordo com a pasta, espera-se que cerca de R$ 4,1 bilhões cheguem a 1,3 milhões de pais solteiros. 

Segundo publicação do portal noticiasconcursos, os beneficiários da medida possuem o prazo de até 120 dias a partir da data de depósito para fazer o saque da quantia. Caso este período vença, os recursos retornarão aos cofres da União. 

É importante lembrar que a movimentação da quantia pode ocorrer das seguintes formas:

a) – Com saque em uma das agências físicas da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas, nos correspondentes credenciados Caixa Aqui ou nos caixas eletrônicos da instituição bancária.

b) – A partir do aplicativo Caixa Tem, ou seja, com transferências por PIX, pagamentos de boletos, além de compras online.

Somente aqueles cidadãos que participaram das parcelas originais do Auxílio Emergencial, de 2020, terão direito de receber a quantia complementar do Governo Federal.


+ Ação Social