Fiocruz quer acordo para produzir e distribuir ao SUS medicamento contra Covid

  • Robson Leite
  • Publicado em 17 de outubro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fiocruz, dialoga com a farmacêutica MSD para definir a melhor forma de acesso à população brasileira e um modelo de cooperação técnica.

A empresa farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) vai pedir autorização de uso emergencial do molnupiravir. As informações são do jornal Globo.

Ao mesmo tempo, a Fiocruz quer fazer um acordo de cooperação para produzir o medicamento no Brasil e distribui-lo para as pessoas através do SUS.

O medicamento será destinado para tratamento de pacientes com casos leves e moderados de COVID.

Na semana passada, a empresa pediu aval para o primeiro remédio oral para tratar pacientes leves a moderados da COVID-19 nos Estados Unidos.

Estudo mostra que o molnupiravir reduziu em, aproximadamente, 50% os riscos de internação e mortes.

O resultado foi tão expressivo que o estudo de fase 3, realizado em mais de 100 países, foi interrompido, já que não seria ético continuar a dar placebo às pessoas sabendo que o remédio é eficaz.

Acordo para distribuição no SUS

A Fiocruz divulgou um comunicado dizendo que tem acompanhado diversos projetos candidatos para o tratamento da Covid-19.

Os projetos enviados à Fundação passam por avaliação de uma comissão técnica criada para essa finalidade, com o objetivo de avaliar os resultados preliminares e a tecnologia de produção.

No caso do antiviral Molnupiravir, a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Fármacos, está em diálogo avançado com a farmacêutica americana MSD (Merck Sharp & Dohme) para definir a melhor forma de acesso à população brasileira e um modelo de cooperação técnica.

As negociações entre a Fiocruz e a MSD incluem a possibilidade de estudos futuros para avaliar o antiviral no enfrentamento de outras infecções virais, como dengue e chikungunya.


+ Ciência