Deputada Graciela pede ao governo recursos financeiros urgentes para Hemocentros

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de setembro de 2021 às 19:30
  • Modificado em 17 de setembro de 2021 às 08:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Núcleo de Franca coletou 150 mil bolsas de sangue na última década, que puderam salvar mais de 225 mil vidas em hospitais

Uma bolsa coletada de sangue pode salvar até duas vidas em hospitais

A deputada estadual Delegada Graciela cobrou o governador João Doria e o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, para que liberem recursos com urgência para os Hemocentros do Estado que passam por grave situação financeira.

O pedido de ajuda a Graciela foi feito pelo presidente da Fundação Hemocentro, Dimas Tadeu Covas.

Em ofício enviado à deputada, Covas informou sobre a situação financeira insustentável da Rede do Hemocentro RP e solicitou apoio, por meio de emendas parlamentares, para manter as atividades no exercício 2022.

Os recursos insuficientes destinados à instituição nos últimos 11 anos resultaram em um grande déficit no orçamento e à depreciação de equipamentos.

Nove cidades

O Núcleo de Franca atende a nove municípios e precisa de um incremento anual de pelo menos R$ 500 mil em verbas de custeio para manter as atividades.

“Ao tomar conhecimento da situação, eu fiquei muito preocupada. De imediato, acionei o governo e relatei as dificuldades enfrentadas pelos Hemocentros. Além do pedido de ajuda ao governo, vou destinar emenda parlamentar para auxiliar”, afirmou Graciela.

De acordo com dados da Fundação Hemocentro, o Núcleo de Franca coletou 150 mil bolsas de sangue na última década, que puderam salvar mais de 225 mil vidas com a distribuição de hemocomponentes a hospitais e Santas Casas conveniadas da região de Franca no Nordeste do Estado de São Paulo.

“O Hemocentro realiza um trabalho de excelência e não pode ter as atividades prejudicadas. Como me disse o presidente da Fundação, não há substituto para o sangue”, diz a deputada Delegada Graciela.

Segundo ela, “sem essas transfusões, milhares de pacientes terão complicações em seus tratamentos. Por isto, estamos pedindo socorro imediato ao governo do Estado”, finalizou.


+ Política