Receita Federal alerta para golpe que promete “regularizar o CPF”. Saiba como evitar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de junho de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de dinheiro, criminosos também roubam os dados e informações pessoais do contribuinte. Saiba como se prevenir.

Além de roubar os solicitantes, os golpistas também roubam os dados e informações pessoais, utilizando-os em outros crimes.

Muitas pessoas buscam na internet soluções para regularizar o CPF. No entanto, segundo a Receita Federal, é necessário ficar atento aos anúncios de empresas publicados na rede. Isso porque muitos deles não são confiáveis e podem, na verdade, tratar-se de golpe.

Falsas empresas prometem a regularização do CPF em troca do pagamento de uma taxa.

Após preencher um formulário com as informações pessoais, a vítima paga um boleto ou realiza a transferência do valor para os fraudadores. Algumas páginas oferecem ainda os serviços de contadores com acesso ao sistema da Receita.

Além de roubar os solicitantes, os criminosos por trás do golpe também roubam os dados e informações pessoais, utilizando-os em outros crimes.

Atendimento

Segundo o Fisco, a regularização do CPF é gratuita quando realizada pelo site da Receita Federal ou nas demais unidades de atendimento do órgão.

Segundo o site Capitalist, a Receita informou que já denunciou os anúncios fraudulentos ao Google e alertou as autoridades competentes. Outra recomendação é de que as vítimas dos golpes denunciem essas empresas.

Para evitar cair nos golpes de regularização do CPF, a sugestão é que o contribuinte acesse a página oficial da Receita Federal e siga as instruções nele apresentadas.

Os casos mais comuns de bloqueio do documento têm a ver com inconsistência nos dados cadastrais ou falta de entrega da declaração do Imposto de Renda.


+ Tecnologia