Testes da vacina ButanVac em humanos serão feitos na região de Ribeirão Preto

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de junho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudos do imunizante serão conduzidos pelo diretor do Hemocentro, Rodrigo Calado, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Laboratório do Butantan onde estão sendo produzidas as vacinas contra Covid

O Instituto Butantan disse que aguarda um comunicado especial de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a primeira fases dos testes da ButanVac, vacina contra a Covid-19, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O centro de pesquisa paulista também informou que espera o termo de compromisso sobre os dados da vacina que o instituto deve repassar à Anvisa antes de iniciar o estudo clínico nos voluntários.

A aprovação dos testes de fase 1 e 2 foi concedida na quarta-feira (9) pela Anvisa após dois meses de conversas com o Butantan e está publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

Segundo a agência regulatória, a pesquisa clínica está dividida em três etapas: A, B e C.

Por enquanto, está autorizada a fase A, que vai envolver 400 dos 6 mil voluntários com 18 anos ou mais previstos. Metade recebe o placebo e a outra parte a vacina.

Entre os voluntários existem pessoas de Franca e cidades da região.

O Butantan tem a expectativa de que 18 milhões de doses estejam prontas ainda em junho, e mais 40 milhões até o fim do ano.


+ Ciência