Abalado com escândalos sexuais, Papa Francisco faz mudanças no Código Canônico

  • Robson Leite
  • Publicado em 1 de junho de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As mudanças foram anunciadas nesta terça-feira, 1, e representam uma resposta aos escândalos que abalaram o catolicismo nos últimos anos

O Papa Francisco ampliou a definição da Igreja Católica de abuso sexual.

O Código de Direito Canônico foi revisado para reconhecer que os adultos, e não apenas as crianças, podem ser vítimas de padres e outros líderes religiosos que se aproveitam de sua autoridade contra os fiéis.

O texto também condena quem “adquire, preserva, exibe, divulga” ou até induz a fazer “exibições pornográficas, verdadeiras ou simuladas” de menores de idade ou “pessoas que habitualmente tem um uso imperfeito da razão”.

Além disso, a pedofilia foi designada como “um crime contra a dignidade humana”.

As mudanças foram anunciadas pelo Vaticano nesta terça-feira, 1, e representam mais uma resposta aos escândalos que abalaram o catolicismo nos últimos anos.

Segundo a própria sede da Igreja Católica, as revisões visam não só proteger a comunidade e dar maior atenção à reparação do escândalo e à indenização dos danos.

Também visam dar os meios necessários para prevenir os crimes e poder intervir a tempo para corrigir situações que possam se agravar.

Elas devem entrar em vigor em 8 de dezembro de 2021.


+ Religião