Operações vão continuar, devendo inspecionar mais de 6 mil vans e ônibus escolares antes do início do ano letivo de 2026
Em 70 dias de Operação de Transporte Escolar Seguro (OTES), iniciada no segundo semestre, o Detran-SP realizou 11 ações na região de Franca, com a checagem de 52 veículos.
As equipes verificaram documentos, autorizações, condições gerais de conservação, itens de segurança e também a regularidade dos cursos e licenças dos condutores, reforçando a proteção dos estudantes e a tranquilidade das famílias.
Dentre os fiscalizados na região, 62% (32 veículos) estavam irregulares. Foram lavradas 66 infrações, sendo a mais frequente – 31 delas – a referente à falta de autorização para o exercício da atividade.
Onze veículos não haviam passado pela inspeção semestral obrigatória, sete não estavam devidamente identificados como destinados ao transporte escolar, quatro estavam sendo conduzidos por motoristas sem curso especializado e dois apresentavam mau estado de conservação, comprometendo a segurança dos transportados.
Até o início de dezembro, o Detran-SP fará novas fiscalizações de transporte escolar seguro nas cidades de Bebedouro, Franca, Guaíra e Barretos, dentre outras.
No Estado
Em todo o Estado, neste segundo semestre, o Detran-SP realizou 403 ações de OTES, fiscalizando 2.568 veículos. Nas fiscalizações estaduais realizadas nesses últimos 70 dias, cerca de 31% dos veículos apresentaram irregularidades.
Foram registradas 1.407 infrações, que vão desde a ausência de inspeção obrigatória até a falta de itens de segurança. Também em nível estadual, a ocorrência mais comum foi a falta de autorização para atuar no transporte escolar, com 530 casos.
Em quase 150 situações, o motorista não possuía o curso especializado exigido. Já 5% dos veículos (120 no total) estavam em mau estado de conservação, com problemas como ausência de cintos ou extintor, falhas nos freios e pneus carecas.
No ano de 2025, já foram 607 ações de OTES, com 3.463 veículos fiscalizados, que equivalem a 58% da meta estabelecida para fiscalizações de veículos dessa categoria para os próximos seis meses. A perspectiva é inspecionar seis mil veículos de transporte escolar antes do início do ano letivo de 2026.