5 alimentos que emagrecem, trazem mais felicidade e ainda elevam o bem-estar

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comer alimentos com triptofano, precursor da serotonina ou hormônio da felicidade, pode ser uma pílula para o bom humor

Para produzir serotonina, um dos hormônios da felicidade, é essencial estimular a síntese de neurotransmissores, sendo o triptofano o principal precursor desse processo.

Esta substância está presente em diversos alimentos. Por isso, adotar uma alimentação variada pode ser uma estratégia para promover a felicidade e bem-estar.

Confira cinco alimentos ricos em triptofano, tanto de origem animal quanto vegetal, para você incluir na dieta e ainda emagrecer, de acordo com o site espanhol Saber Vivir, reproduzido pelo Metrópoles:

Semente de abóbora

As sementes de abóbora contém 22 mg de triptofano por grama de proteína. Além disso, o alimento é rico em ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Aves assadas

Se você se sentir relaxado ou com sono depois de comer um frango ou peru assado no jantar de domingo, parte da “culpa” está nos efeitos do triptofano contido na carne dessas aves.

O bom disso é que tanto a carne de frango quanto a de peru têm baixo teor de gordura e alto teor de proteínas, o que as tornam ideal para dietas de controle de peso.

Ovo

A maioria dos alimentos com proteínas na composição tendem a conter o triptofano, a exemplo do ovo. Estima-se que 100 g do alimento contenha 3,8 mg de triptofano.

Banana

Uma das frutas com maior teor de triptofano é a banana. O ideal é comer uma banana no meio da manhã ou no lanche da tarde para prevenir a insônia e promover “boas vibrações”. Vale citar que a fruta é fonte de potássio, magnésio e minerais essenciais para o bom desempenho e funcionamento dos músculos.

Peixe azul ou gorduroso

O peixe azul tem entre 8 a 15% de matéria gordurosa. Isso os torna mais “saciantes” do que os pescados brancos. Além de ser uma valiosa fonte de ácidos graxos ômega-3, ele também contém quantidades significativas de lisina e triptofano.


+ Bem-estar