PAREM DE DOURAR A PÍLULA

Postado em:


Não sei se o problema é acudir a Educação no país ou se é inventar mil e uma possibilidades de se ganhar dinheiro inventando coisas para ‘ melhorar’ a Educação.

Uma hora são kits educacionais , com revistinhas que vem com conteúdo pré-estabelecido e gasta-se uma fortuna com este material que na realidade não pode ser aplicado em todas as escolas. Trabalhei numa escola muito carente, de periferia onde peguei uma sala de 8ª série com alunos analfabetos, alguns só sabiam escrever o nome, outros estavam ali porque eram revoltados e não conseguiam conviver, uma sala atípica, onde todos os problemas foram colocados ali. Então, peguei a tal revistinha de Arte que veio para trabalhar em cada série determinado conteúdo e tínhamos que aplicar o conteúdo : SHAKESPEARE . Tinha uma diálogo que os alunos deveriam ler e dramatizar, entender o contexto, as duas famílias que eram inimigas, Romeu e Julieta. Podem imaginar a polêmica ? Quando perguntei se já tinham ouvido falar de Romeu e Julieta me perguntaram se era de comer. Foi então que resolvi levar goiabada com queijo para todos os alunos na semana seguinte. E a partir daí fomos falar de amor.

Mas o Estado não tem noção do que oferecer aos alunos porque as realidades das escolas são muito diferentes. Penso que o conteúdo básico a ser oferecido deve ser traçado em tópicos e a forma como este conteúdo deve ser dada fica a critério da didática.

O que vemos hoje ? Vamos colocar computadores para melhorar o ensino ! Heim ? Computador melhora o ensino ?

Vamos permitir celulares para melhorar a disciplina em sala de aula ! Heim ? Celular em sala de aula ? Melhora disciplina ?

Vamos adotar este método super colorido, este livro com mais gravuras, isso e aquilo, uma INFINIDADE de gastos desnecessários porque se perdeu o norte.

LER E ESCREVER . Fazer contas, utilizar raciocínio lógico. Conhecimentos gerais - história , geografia, saber se localizar, conhecer fatos históricos importantes.

Quando estudei tínhamos uma matéria que hoje é criticada mas que nos ensinava a gostar do Brasil e fazer alguma coisa por ele. Fomos ensinados a agir em favor do país.

Hoje gasta-se demais para COLORIR metodologias quando na verdade o BÁSICO e essencial é aquele método sólido de todos os tempos : LER, ESTUDAR, ESCREVER, RACIOCINAR, ESTUDAR UM INSTRUMENTO MUSICAL PARA CULTURA GERAL E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SABER GEOGRAFIA, HISTÓRIA, TER FEIRA DE CIÊNCIAS PARA INCENTIVAR AS INVENÇÕES.

Chega de bla bla bla e figurinhas e dinâmicas sem sentido... Quantas dinâmicas chatas em sala de aula para explicar o que é droga, AIDS e DST ... ridículas. Tive que passar por esta situação algumas vezes trabalhando no Projeto Prevenção Também se Ensina. Isso não funcionou, apenas incentivou a procura , o sexo , ficavam loucos pra ganhar a camisinha que a escola oferecia . Gente ... CONHECIMENTO , INFORMAÇÃO ... Propus leitura, ocuparem o tempo estudando, lendo, criando uma peça de teatro que se chamou : NAMORO : 500 ANOS EM 50 MINUTOS . Tinham que pesquisar os COSTUMES da humanidade desde 1500 e quais as influências que o Brasil teve de outros povos, as doenças que foram trazidas para o Brasil, a prevenção, Osvaldo Cruz, etc, etc etc. Foram muitas leituras, pesquisas, montagem de roteiros, História, Geografia, Ciências, todos envolvidos em PESQUISAR sobre a HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, as músicas desde 1500 , desde os índios.

Mãos à obra. Pegar na enxada e pesquisar, trabalhar , dar serviço ao cérebro e não apenas clicar e acontecer , pegar livrinhos coloridos e cheios de emburrecimento , para dar lucro a meia dúzia de idealizadores de metodologias . VAMOS RETOMAR AS RÉDEAS DA VERDADEIRA EDUCAÇÃO!

Parem de dourar a pílula, parem de fazer da Educação uma mina de ganhar dinheiro e emburrecer o povo. O PAÍS DECAIU.

https://www.facebook.com/projetosmusicaeruditaeteatro/