O ESTUDO DE PIANO E A MELHORA DE SINTOMAS DIVERSOS!

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 09:47
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas pessoas vem estudando os efeitos da música no cérebro. Diversos países vêm publicando sobre o assunto, universidades fazendo experimentos, alunos se questionando, reflexões sobre as afinações 440 Hz, 442 Hz, e 432 Hz estão movimentando o mundo da música.

Através de uma imagem recolhida em pesquisa e bastante elucidativa, aproveitaremos para ilustrar o assunto:

“O processamento musical envolve 3 etapas: percepção musical, reconhecimento e emoção. Córtex auditivo primário e o giro temporal superior são áreas responsáveis pela percepção musical. O córtex primário é sensível à percepção do tom, enquanto o de associação auditiva é sensível aos processamentos mais complexos lineares como a melodia e não lineares como a Harmonia. O ritmo é processado no cerebelo, nos gânglios basais e nos lobos temporais superiores. O reconhecimento musica e a emoção envolve o orbito-frontal e o sistema límbico, eles estão envolvidos com a memória musical e com as emoções ligadas a música.” http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1201

Divisão do encéfalo de acordo com seus córtex funcionais

O que temos percebido nas pessoas que se dedicam a este estudo sistemático é uma melhora na saúde, nas emoções, coordenação motora, raciocínio lógico e para cada um individualmente tem o seu efeito positivo.

Tivemos um caso este ano de um aluno com Fibrose Cística que faz tratamento há algum tempo e mantém controle da doença com remédios e seu estado geral é excelente. Mas este ano começou a estudar piano e antes de fazer um exame médico e específico, o seu resultado de exame clamava por medicação constante. Após 8 meses de estudo de piano diário, realizou o procedimento com exames diversos e a médica constatou uma considerável melhora que foi atribuída à música, ao estudo de piano e muito provavelmente à afinação 432 Hz.

Fica a dica: estaremos relatando alguns casos inexplicáveis de melhora considerável de emoções e também de sintomas físicos. Este é o primeiro da série. O segundo está a caminho! Aguarde!

Ouçamos o GRANDE MOZART! Faça esta escuta e nos conte como foi!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero