Na reedição da última final, Paulistano e Bauru fazem abertura do 10º NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de novembro de 2017 às 14:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Depois de vencer o Sesi Franca Basquete, Paulistano chega com moral para o NBB

A bola vai subir para o NBB 2017/2018. Neste sábado (04/11), às 14 horas, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), Bauru e Paulistano farão o duelo de abertura da décima edição do maior campeonato de basquete do país. A partida terá transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.

As equipes se reencontrarão depois de uma longa batalha nas finais da última temporada do NBB. Com vitória nas duas primeiras partidas do confronto decisivo, o Paulistano abriu 2 a 0 de frente, mas o Bauru venceu três partidas seguidas, virou a série e, de maneira emocionante, conquistou o inédito título da competição nacional

Atual campeão, Bauru chega para defender seu título com um elenco bastante reformulado. Do plantel que garantiu o inédito troféu do NBB na última temporada ficaram apenas o capitão Alex Garcia, o pivô Shilton e os jovens Gabriel Jaú, Gui Santos, Michael Uchendu, Stefano e Henrique.

Para repor as saídas de Léo Meindl, Gui Deodato, Jefferson e Gegê, a equipe do interior paulista acertou o retorno do pivô Rafael Hettsheimeir e as contratações do armador Kendall Anthony, ex-Macaé, do ala/pivô Renan Lenz, ex-Pinheiros, e dos alas Isaac, ex-Franca, e Duda Machado, ex-Solar Cearense e que teve uma rápida passagem pelo Guaros de Lara (VEN) na disputa da Liga Sul-Americana.

“Vai ser um jogo de abertura muito interessante, já que se trata da reedição da última Final. As duas equipes tiveram algumas mudanças no elenco para essa temporada e seguem muito fortes. Sabemos que será um jogo muito duro, mas estamos confiantes para começar o campeonato com o pé direito e em busca da melhor colocação possível na fase de classificação”, disse o técnico bauruense Demétrius Ferraciú.

Do outro lado, o Paulistano entra no NBB com a moral altíssima. Na última quinta-feira (02/11), o clube da capital se sagrou campeão paulista, após vencer o Jogo 5 da decisão diante do Sesi Fanca Basquete em pleno Ginásio Pedrocão, pelo placar de 91 a 76. Este foi o primeiro título da equipe na história.

“Esse título tem uma história longa, de técnicos, jogadores e dirigentes que já passaram pelo clube. A atual diretoria que em momento algum deixou de apoiar o nosso trabalho, não medindo esforços para conseguir os reforços. É uma conquista de todos”, disse o comandante Gustavo De Conti.

Assim como o rival Bauru, o Paulistano também fez muitas mudanças em seu elenco para esta temporada. Os remanescentes foram Yago, Lucas Dias, Jhonatan, Eddy, Victão e Guilherme Hubner. 

Já os reforços foram os armadors Elinho, ex-Mogi, Deryk Ramos, ex-Brasília, o pivô Du Sommer, ex-Franca, e os norte-americanos Kyle Fuller e David Nesbitt, que estrearão no NBB.

“Nós somos uma equipe bastante competitiva, não estamos entre os favoritos, mas lutaremos para brigar nas primeiras posições. Na última temporada fomos vice-campeões, nesse ano a dificuldade aumentou muito, há grandes equipes e o campeonato será ainda mais equilibrado”, analisou De Conti.

Em toda a história do NBB, Bauru e Paulistano se enfrentaram 26 vezes e o time do interior paulista leva vantagem, com 15 vitórias contra 11 dos rivais. Nesta temporada, as equipes já se enfrentaram duas vezes – ambas pela fase de classificação do Paulista – e o clube da capital venceu os dois confrontos.

Apesar de acontecer na casa do Paulistano, a partida deste sábado é de mando do Bauru. No entanto, por conta de incidentes durante as finais da última temporada, a equipe foi punida e terá que jogar quatro partidas longe de sua torcida. 

Então, em comum acordo, a equipe decidiu jogar a abertura no Ginásio Antonio Prado Junior e as arquibancadas estarão igualmente divididas entre as torcidas das duas equipes.


+ Basquete