Malha rodoviária de SP equipada com wi-fi salta de 79 para 635 quilômetros

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  • Publicado em 3 de setembro de 2019 às 00:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
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Extensão de estradas dotada da tecnologia cresceu nesta segunda-feira , 02, com o início da operação de rede

Em apenas 20 dias a malha rodoviária sob concessão do
Estado de São Paulo equipada com wi-fi para atendimento dos motoristas cresceu
mais de 700%, saltando de 79 quilômetros de vias servidas pela tecnologia para
635 quilômetros. Os novos números foram alcançados nesta segunda-feira (2) com
o início de operação da rede sem fio em 285 quilômetros de rodovias operados
pela concessionária ViaPaulista, nas regiões de Araraquara, Jaú, Avaré e
Itapeva. Em 14 de agosto, a concessionária Entrevias havia iniciado a operação
de wi-fi em 271 quilômetros de sua malha. O crescimento da rede irá agilizar o
atendimento e melhorar ainda mais o suporte dados aos usuários. O serviço
permite o contato direto com a concessionária para solicitar a prestação de
serviços (socorro mecânico, por exemplo) e informações.

A ViaPaulista
passará a oferecer o serviço, batizado na malha da concessionária de “SOS
Via Paulista”, aos motoristas que utilizam trechos sob sua administração
nas rodovias SP-255, SP-249, SP-281 e SP-304, interligando a região central ao
sudoeste do Estado. A primeira rodovia do Programa de Concessões paulista a ser
equipada com a inovação tecnológica foi a Tamoios (SP-099), que liga o Litoral
Norte à região do Vale do Paraíba, onde o início da operação ocorreu em 5 de
fevereiro do ano passado. São cerca de 70 quilômetros da malha sob operação da
Concessionária Tamoios dotadas de wi-fi. No mesmo mês, no dia 28, foi concluída
a obra de prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto, em Taubaté, também no Vale
do Paraíba, que já foi entregue ao tráfego com a tecnologia. São quase nove
quilômetros cobertos por wi-fi.

Wi-fi em
Marília.
Dando início ao novo
ciclo de implantação da rede de wi-fi, em 14 de agosto, a Entrevias implantou a
tecnologia em 271 quilômetros de sua malha na região de Marília, com
investimento de R$ 18,3 milhões. A adoção desse novo modelo de comunicação com
o usuário é uma das obrigações contratuais da concessão. O próximo passo da
concessionária será a implantação do projeto em mais 299 quilômetros de rodovias
entre Bebedouro, Ribeirão Preto e Igarapava. A previsão é de que essa etapa
seja finalizada ainda este ano.

Expansão
continua.
Na malha da
ViaPaulista, os estudos para implantação da rede wi-fi tiveram início em 2017,
quando a concessionária assumiu a operação do Lote Rodovias dos Calçados, com
um total de 720 quilômetros de rodovias entre os municípios de Itaporanga e
Franca. Nos 285 quilômetros das rodovias SP-255, SP-249, SP-281 e SP-304 que
estão recebendo a tecnologia nesta segunda-feira (2), foram instalados mais de
450 postes para viabilizar a propagação do sinal de wi-fi, sendo possível
também a conexão nas SPAs, rodovias de acesso de municípios à rodovia
principal. O investimento foi de R$ 25 milhões.

A plataforma é
compatível com aparelhos Android e iOS. Após ativar a conexão wi-fi do
smartphone, o usuário deverá selecionar a rede SOS_VIAPAULISTA e aguardar até
que a página de autenticação apareça. Em seguida, deverá preencher os campos
com informações pessoais e seguir os passos na tela que levarão à página
sos.viapaulista.com.br, em que será possível escolher o apoio operacional ou
hospitalar desejado. Outra opção é baixar o aplicativo SOS ViaPaulista,
disponível gratuitamente na Google Play e na App Store, que oferece as mesmas
possibilidades. É importante lembrar que, para utilizar o wi-fi ou o app, o
motorista deverá estacionar em local seguro e jamais dedicar sua atenção ao
celular enquanto dirige

Outras
regiões.
No ano que vem a
ViaPaulista irá finalizar a instalação do serviço na malha sob sua
responsabilidade na região de Franca, Ribeirão Preto e outros trechos da região
Central, somando mais 435 quilômetros, em novos segmentos da SP-255 e também
das rodovias SP-257, SP-318, SP-328. SP-330, SP-334 e SP-345.

Além disso, a
implantação do wi-fi também está prevista no edital de concessão do Lote
Piracicaba-Panorama, que foi publicado no último mês de julho. São 1.273
quilômetros de vias, atravessando 62 municípios, cortados pelas rodovias
SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294,
SP-284 e SP-425. A licitação desse novo lote está prevista para novembro, com
previsão de assinatura do contrato no início de 2020.

Inovações
tecnológicas.
A obrigação da
implantação de wi-fi nas rodoviárias dos novos contratos de concessão faz parte
de uma das premissas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São
Paulo, que está sendo intensificada a cada ano: a adoção de novas tecnologias.
O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores, além rodovias mais seguras e
que garantam ao usuário uma viagem mais confortável. Com isso, São Paulo
permanecerá como referência no segmento de concessões rodoviárias. Segundo a
Pesquisa CNT 2018, que avalia a malha rodoviária nacional, das 20 melhores
rodovias do Brasil, 18 estão em São Paulo e integram o Programa, que é
fiscalizado e gerenciado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São
Paulo).

Para o
monitoramento da malha, os editais preveem a instalação de câmeras em todo o
trecho concedido. Uma das principais ferramentas da AARTESP no acompanhamento
da malha concedida é o Centro de Controle de Informações (CCI), que recebe as
imagens dessas câmeras, além de informações de outros equipamentos instalados
ao longo das rodovias. O objetivo é tornar a fiscalização das rodovias mais
rápida e eficiente, além de fornecer informações atualizadas e em tempo real
sobre as condições da malha.

Avanços também têm
sido alcançados no pedágio automático, um dos aspectos que permitiu a adoção,
nos novos contratos de concessão, de desconto de 5% para os usuários que
utilizam essa forma de pagamento. Também possibilitará outra inovação na
concessão do Lote Piracicaba – Panorama: o Desconto para Usuário Frequente
(DUF). Nessa modalidade, quanto mais o usuário passar por determinada praça de
pedágio maior será o seu desconto na tarifa dentro de um mesmo mês, tudo
viabilizado através da tecnologia do pedágio automático. Antes disso, as
mudanças de tecnologia nesse segmento permitiram a abertura do mercado de
operadoras desse serviço, passando de apenas uma prestadora de serviço em 2011
para cinco atualmente, com mais de 20 planos para os usuários. Também
possibilitaram a criação do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento por trecho
percorrido. E, nas concessões assinadas a partir de 2017, começou a ser utilizada
a modalidade semiautomática.


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