Grupos de Ibiraci participam de Congada e Moçambique em Sto. Antônio da Alegria

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de setembro de 2018 às 14:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Terno de Moçambique “O Manhoso” foi levado em dois ônibus da Prefeitura

A Prefeitura de Ibiraci através Diretoria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, apoiando as iniciativas culturais de valorização do Folclore no Município, cedeu dois ônibus para o transporte do Terno de Moçambique “O Manhoso”, levado para participação no tradicional evento anual que ocorre no município paulista de Santo Antônio da Alegria (a 140 km de distância). 

O grupo levado pelo transporte gratuito da PM de Ibiraci viajou no último dia 09 de setembro e foi representado pelo Capitão José Inácio e o Terno de Congo “Capitão Jacinto Honório”, representado pela Capitã Sueli, na tradicional Festa do Congo naquela cidade paulista, um evento que reúne grupos e companhias de todas as regiões paulista e mineira, tendo mais de 100 anos de tradição. 

Segundo o diretor de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Ibiraci, André Dutra, a liberação do transporte dos grupos de Ternos de Congada e Moçambique, por parte do Prefeito Tonin Garcia, é um imprescindível apoio do Governo 2017-2020 à preservação desta manifestação cultural no Município. 

“Este apoio possibilita que nossos grupos tenham um intercâmbio com as companhias de outras já com vistas a convidá-las para a Tradicional Festa de Maio 2019 em Ibiraci, que também tem uma tradição centenária”, disse André. 

Segundo o diretor, a visita dos grupos de Ibiraci a eventos em outras regiões fortalece a intenção de garantir a presença de um grande número de participantes de outras cidades e regiões, no evento ibiraciense que acontece em maio do próximo ano.


+ Cultura