Estado oferece rede de proteção a mulheres que são vítimas de violência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2018 às 08:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São Paulo sedia mais de um terço das delegacias especializadas no atendimento à mulher do país

O Estado de São Paulo é pioneiro na prestação de serviço para o atendimento às mulheres vítimas de violência. Em 1985, foi o primeiro do Brasil a criar uma delegacia especializada em atender mulheres vítimas de diferentes tipos de agressão.

São as DDMs – Delegacias de Defesa da Mulher – que são especializadas neste tipo de delito, mas que apuram também casos de violência contra idosos e crianças em cidades que não têm unidades especializadas nesses casos. Em Franca, a delegada titular é Graciela Ambrósio.

Atualmente, São Paulo conta com 133 delegacias do tipo, nove delas localizadas na capital, 19 na Região Metropolitana, e 108 no interior e litoral. São Paulo é o Estado com a maior rede do país de delegacias especializadas no atendimento à mulher, com 36% de todas as unidades existentes no Brasil.

Em 2016, outro marco foi registrado na proteção à mulher em São Paulo: o Estado ganhou a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que funciona 24 horas por dia, no centro da capital, durante os sete dias da semana.

Apesar de haver as específicas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), todas as delegacias do Estado estão preparadas para atender ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. A linha de frente de atendimento recebe treinamento para essa finalidade.

Ainda assim, os casos se repetem com muita frequência, com milhares de mulheres sendo agredidas todos os anos em Franca, no Estado e em todo o país.


+ Política