Franca intensifica realização de mamografias durante todo o mês de outubro

Realização da mamografia é oferecida durante todo o ano pela rede pública para mulheres com mais de 40 anos

Postado em: em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica, durante todo o mês de outubro, a realização de exames de mamografia que são oferecidos o ano inteiro através da rede pública para mulheres acima de 40 anos. 

Mulheres que fizeram esse exame há mais de um ano estão sendo orientadas a procurar uma UBS mais próxima de casa e marcar, gratuitamente.

A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que é uma campanha anual realizada neste mês com o propósito de prevenir e alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Em todas as repartições de saúde materiais com as cores rosa chamam a atenção, cujo intuito é destacar a importância de refletir sobre o assunto e adotar as medidas preventivas recomendadas.

A Secretaria de Saúde estima que de 20 a 30 exames possam ser agendado durante os próximos dias em cada Unidade Básica, conclamando as mulher nessa faixa de 40 a 75 anos a comparecerem. 

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. 

Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Havendo o diagnóstico precoce é possível aumenta consideravelmente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. 

Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. 

Em Franca, a Prefeitura conta com 16 UBS onde podem ser feitos os agendamentos, onde a mulher sairá com o local data e horário a ser examinada, com todos os cuidados protocolares de proteção ao conoravírus.


Artigos Relacionados