“A MÚSICA E OS MÚSICOS”

Postado em:

The Beach Boys – LP “The Beach Boys Today”. Apesar de conter algumas músicas citadas pela crítica como muito ruins (?!?!), esse é o LP mais perfeito do grupo, dividido igualmente entre um pop casual do tipo rapaz encontra garota e baladas dramáticas inspiradas nos grupos femininos produzidos por Phil Spector.

Embora gravado um pouco depois de um dos integrantes, Brian Wilson, ter tido um esgotamento nervoso durante uma turnê, levado à exaustão por uma agenda carregada de shows, o álbum abre com uma das faixas mais exuberantes da banda:“Do You Wanna Dance ?”. Começa bem baixinho mas Brian aumenta o volume no primeiro refrão e os anos 60 começam a dançar no toca-discos. O resto desse lado continua a festa com “When I Grow Up”, tida como a música mais complexa e madura composta por Wilson até aquela data. Depois vem “Help Me, Rhonda” , a primeira gravação da faixa que logo se tornaria um de seus singles mais famosos.

Mas é o lado B que faz os especialistas vibrarem. As cinco baladas são canções de amor suculentas, pessoais, sensíveis e vulneráveis, diferentes de tudo o que havia no pop da época. Há uma pista clara do que viria no próximo trabalho, Pet Sounds, nas faixas “Please Let Me Wonder” e ”Kiss Me, Baby”, e esta última é quase tão boa quanto “God Only Knows”, de Pet Sounds. Pela primeira vez Brian superou os Beatles e os Stones, catapultando a banda para o primeira lugar nas paradas e dando início a uma batalha de dois anos pela supremacia musical, que terminou com outra crise nervosa e com o cancelamento das gravações de Smile.

Fontes : “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”- Robert Dimery

Revista da Música

Arquivo Pessoal de Dados

Foto: Divulgação

CONVITE ESPECIAL

O projeto “MARCOS PRADO CONVIDA” acontece às quintas-feiras no CANDEEIRO PIZZA BAR, ocasião em que meu talentoso amigo produtor e violonista apresenta cantores e instrumentistas ao público fiel que o prestigia durante todo o ano, na mais aconchegante casa de massas e música ao vivo de Franca. O CANDEEIRO PIZZA BAR fica na Av. Antonio Barbosa Sobrinho, nº 809.