Vereadores querem explicações de supostos furos na fila e questionam também a xepa

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de abril de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus do Legislativo se encontraram com o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza

As quase mil pessoas que supostamente teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19 na cidade foi o principal tópico debatido em reunião realizada no Fórum da Cidadania (Plenarinho) da Câmara Municipal de Franca.

Os membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus do Legislativo se encontraram com o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, para debater o problema.

Todos os vereadores participantes da comissão estavam presentes: o presidente, Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP), além de servidores municipais e membros da imprensa.

Lucas esclareceu que o prefeito Alexandre Ferreira abriu uma sindicância ontem, 27, para verificar as denúncias, e que o chefe do Poder Executivo quer uma apuração rápida.“Não seremos omissos. Se precisar, vamos punir”, afirmou.

No caso de sobra de vacina nos frascos (xepa), a orientação é imunizar apenas idosos e profissionais da saúde.

Durante a reunião, ficou acertado que um dos vereadores-membros da frente irá participar das investigações da Prefeitura. Apesar de o nome ainda não estar definido, a função deve ficar com o parlamentar Gilson Pelizaro.

Os vereadores puderam fazer perguntas ao secretário, que as respondeu todas de uma vez.

Apesar de dois episódios recentes em que estagiárias foram filmadas aplicando incorretamente a vacina, Lucas defendeu a utilização de estudantes nas campanhas de imunização contra a covid-19.

“Os estagiários precisam participar para aprenderem a aplicação na prática. Não houve má fé nesses dois casos. Nós nos reunimos com as instituições de ensino e os orientamos a redobrar a atenção [com a imunização]”, informou Lucas.

Outra informação passada é que a Prefeitura convocou para trabalhar 45 profissionais da saúde aprovados em concursos para cargos efetivos e substitutos, o que deve melhorar o atendimento no sistema municipal de saúde.

Sobre frascos que vem com doses faltando, Lucas disse que é um problema enfrentado em todo o país, e que as falhas devem ser informadas ao governo. O presidente da frente, Donizete da Farmácia, considerou proveitoso o encontro com o secretário:

“Queria agradecer a presença do Lucas, que é muito prestativo e dedicado. Discutimos os “fura-filas”, as sobras das vacinas e outros temas relacionados à covid-19. Foi uma reunião muito produtiva que vai trazer resultados lá na frente”.

O relator Daniel Bassi garantiu que é importante o acompanhamento dos vereadores.

“Os vereadores fazem contato diário com a população e recebem reclamações e sugestões muito rapidamente é da mesma forma fazer a devolutiva. Fazemos questão de acompanhar e ajudar o poder executivo a resolver os problemas e proteger a nossa população”, explicou.


+ Política