“Agosto Dourado”: veja como a Secretaria de Saúde incentiva o aleitamento materno

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 18 de agosto de 2025 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Secretaria de Saúde do município está promovendo ações de incentivo ao aleitamento materno na campanha “Agosto Dourado”

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando neste mês atividades nas unidades de Atenção Básica para reforçar a importância do aleitamento materno.

A campanha “Agosto Dourado” busca conscientizar mães, pais e familiares sobre os benefícios da amamentação para o desenvolvimento saudável das crianças.

As ações incluem rodas de conversa, orientações práticas e troca de experiências entre mães e profissionais da saúde, como enfermeiros, fonoaudiólogos e dentistas pediátricos.

De acordo com Simone Borges da Silva, diretora da UBS do Jardim Paulista, durante os encontros são abordados temas como a correta “pega” e posição para amamentar, cuidados com as mamas, formação da rede de apoio e a importância do envolvimento da família no processo de amamentação.

Benefícios do leite materno

“O foco deste ano é justamente fortalecer a rede de apoio, formada por parceiros, familiares e profissionais, para que a mãe se sinta segura e tranquila neste período”, destacou Simone.

Segundo a diretora, “quando ela é acolhida e apoiada, amamenta com mais confiança e por mais tempo, garantindo todos os benefícios que o leite materno proporciona”.

Mães que participaram das orientações destacaram a relevância da ação. Naiane Cristina da Silva, que teve o primeiro filho recentemente, afirmou que já conhecia alguns benefícios do leite materno, mas se surpreendeu com a quantidade de informações obtidas.

“Cada palavra foi um aprendizado. É tudo muito novo para mim e ter este apoio na unidade faz toda diferença”, comentou.

Ensinamentos

Outra participante, Brenda Aparecida Medeiros, também mãe de primeira viagem, contou que as dicas recebidas vão ajudá-la a melhorar a amamentação.

“Aprendi coisas que não sabia e já vou colocar em prática. Foi muito importante receber estas informações, principalmente, neste início que é tão desafiador”, declarou.

Segundo a diretora da UBS Paulista, as mães podem procurar atendimento sempre que tiverem dúvidas ou dificuldades, garantindo acompanhamento contínuo e especializado.
O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.


+ Nutrição