Tucano Romeu assume em lugar de Valéria Marson na Câmara de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de agosto de 2016 às 08:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Romeu assume após vereadora tucana ter mandato cassado pelo TRE-SP por infidelidade

O suplente da vereadora Valéria Marson (PSD), Josué Bartolomeu, o Romeu (PSDB), tomou posse na sessão ordinária desta terça-feira, 9 de agosto, na Câmara de Franca. Ele é líder comunitário e funcionário da EMDEF há vários anos. 

O presidente da Câmara recebeu a notificação do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SP, no último dia 3 de agosto determinando a cassação do mandato da vereadora Valéria Cristina Marson (PSD).

Notificando o presidente Marco Garcia (PPS) convocou o suplente dentro do prazo de 10 dias, estabelecido pela decisão.

Após protocolar na última sexta-feira, 5 de agosto, a documento solicitando a posse como suplente, Josué Bartolomeu Romeu dos Reis Costa, o Romeu, de 61 anos assume o primeiro mandato como vereador. 

Ele foi legitimamente diplomado pela Justiça Eleitoral como 1º Suplente de Vereador do Município de Franca pelo PSDB. O político obteve, na última eleição, 1.135 votos nominais, conforme o TSE.

Valéria Marson hoje no PSD teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SP, por infidelidade partidária.  Ela foi eleita pelo PSDB e migrou para o PMB no final de 2015. 

Na decisão da juíza relatora da ação, Cláudia Lúcia Fonseca Fanucchi, Valéria deveria ter se filiado ao PMB até o dia 30 de outubro, prazo vigente para migrar para nova legenda, já que o partido teve o registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de setembro de 2015. Porém, Valéria Marson registrou sua filiação apenas em 10 de dezembro de 2015.

Na votação dos magistrados do TRE-SP, a votação foi unânime para a cassação de Valéria Cristina Marson (PSD), que foi escolhida candidata a vice-prefeita na chapa do tucano Sidnei Rocha (PSDB).

Esta é a segunda tentativa de Josué Romeu de assumir como suplente. Após a morte do ex-presidente Jepy Pereira (PSDB) ele perdeu a vaga para Marcelo Valim (PSD), alegando que o mesmo havia mudado de partido por duas vezes. 

O presidente da Câmara, Marco Garcia (PPS) deu a posse a Valim e após a decisão da Justiça de Franca, manteve o radialista na vaga. Desta vez, com a cassação de Valéria – que ainda recorre da decisão do TRE, José Romeu entra no Legislativo “pela porta da frente”. 


+ Política