Sesi Franca recebe Minas no Pedrocão, abrindo série de jogos decisivos contra rival

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipes vão se enfrentar também pela Champions League e ganhar do rival, nesta noite, significará se impor sobre um adversário fortíssimo

O duelo entre Sesi Franca e KTO Minas nesta quinta-feira (12/02), às 20h, no Pedrocão (Sportv e YouTube), promete ser um dos grandes confrontos do NBB CAIXA 2025/26. As duas equipes têm campanhas idênticas, somando 19 vitórias e cinco derrotas, brigam no topo da tabela e chegam motivadas para um jogo que pode ter impacto direto na corrida pela liderança da fase regular. Além disso, o confronto funciona como prévia das quartas de final da Basketball Champions League Americas, onde os times se enfrentarão em uma série melhor de três por uma vaga no Final Four.

O histórico recente entre as equipes ajuda a explicar o peso desse confronto. Sesi Franca e KTO Minas se enfrentaram quatro vezes em séries de playoffs nas últimas temporadas, incluindo a decisão do NBB CAIXA 2024/25, e o time francano leva vantagem com três vitórias em quatro embates. Mais do que os números, chama atenção o padrão: séries longas, equilibradas e resolvidas no detalhe, muitas vezes no limite de jogos.

O primeiro capítulo dessa sequência aconteceu nas quartas de final da temporada 2020/21. O KTO Minas venceu a partida de abertura, o Sesi Franca reagiu e levou a disputa ao quinto e decisivo jogo, mas os mineiros fecharam a série e avançaram. A partir daí, o cenário mudou. Nas semifinais de 2022/23 e 2023/24, o equilíbrio voltou a aparecer, com alternância de forças ao longo das séries, mas o time francano soube decidir melhor nos momentos cruciais e venceu ambas por 3 a 2.

O auge da rivalidade recente veio na decisão do NBB CAIXA 2024/25. Após sair atrás na série, perdendo no Pedrocão, o Sesi Franca reagiu, encaixou seu jogo coletivo e virou o confronto para 3 a 1, conquistando o tetracampeonato e consolidando seu domínio recente sobre o adversário. Foi uma decisão marcada por ajustes táticos, intensidade defensiva e controle emocional, elementos que costumam aparecer quando as duas equipes dividem a quadra.

Agora, o momento é de retomada para os dois lados. O Sesi Franca retorna ao NBB CAIXA após garantir a liderança de sua chave na BCLA (Champions League), mesmo com a derrota para a Universidad de Concepción, do Chile, no encerramento da fase. Na briga pela liderança do campeonato, o time de Helinho Garcia também vem de revés diante do Paulistano, no Pedrocão, resultado que interrompeu uma sequência positiva e acendeu o alerta para manter o nível de concentração.

Ganhar do Minas significará muita coisa: se impor contra o rival das quartas de finais da Champions League; colar no Flamengo e Pinheiros pela liderança do NBB e dar mais gás para a equipe nos jogos que ainda virão pelas duas competições.


+ Basquete