Sebrae-SP oferece 7 dicas para empresas venderem ainda mais neste final de ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de novembro de 2021 às 06:30
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Organização da loja com técnicas de visual e merchandising e ações de marketing digital ajudam no sucesso das vendas neste fim de ano

Os lojistas precisam se atentar às mudanças de comportamento dos consumidores em virtude da pandemia para vender mais no final do ano

Então é Natal! E o que donos e donas de pequenos negócios do Estado de São Paulo podem fazer para vender mais?

O Natal é considerado a data mais importante do ano para o comércio, uma vez que ele mexe com o coração de muita gente e as pessoas se tornam mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares e amigos.

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Rafael de Souza, empreendedores e empreendedoras precisam se atentar às mudanças de comportamento dos consumidores em virtude da pandemia.

“Com o avanço da vacinação, muitas pessoas devem voltar a fazer compras em lojas físicas, mas vale destacar que o modelo de compras online foi intensificado nos últimos anos e se estabeleceu como uma das principais formas de consumo. É importante se preparar para um modelo de vendas híbrido em 2021”, comenta.

Pensando no planejamento para as vendas deste Natal, Rafael de Souza destaca 7 dicas para organizar as lojas e vender mais. Confira!

Defina indicadores e metas

É importante definir sua meta de vendas. Ela pode ser detalhada por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções.

Fazer uma reserva de faturamento excedente também é importante, então destine uma reserva para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte.

Determine qual o perfil e qual a quantidade de clientes que pretende captar/cadastrar. Defina qual deve ser o valor médio de compra esperado por cliente.

Decida quanto investirá em aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários.

Prepare compras e reposição de estoques

Pense nos produtos a comprar com base na meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas. Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega.

Verifique se há espaço na loja para a guarda de produtos em estoque ou será necessário espaço extra. Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro).

Identifique oportunidades de melhorias no processo de compras atual, além de pensar em como impedir a recorrência destes erros.

Defina estratégias de divulgação e promoção

É possível utilizar marketing digital e marketing de conteúdo nas redes sociais; degustação, brindes/presentes, sorteios e vale compras/descontos; visual merchandising (fachada, vitrine, layout, iluminação, ambiente, etc); programas de fidelidade; folheteria impressa; busdoor e outdoor; rádio, TV, sites, jornais e revistas.

Defina ações de visual merchandising

Avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja; faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos); use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração).

Pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do ano novo; Reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados;

Defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis; reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos.

Defina ações de marketing digital

Atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, etc); elabore um calendário editorial com dicas de look, promoções, bastidores, etc; faça parcerias com microinfluenciadores locais; atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook);

Organize os álbuns do Facebook e Destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; contrate fotógrafo e/ou modelo para fazer fotos dos produtos para divulgação; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos.

Recrute, selecione e treine sua equipe

Pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração; defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais;

Para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal, etc.; para o processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc.;

Tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores.

Monitore e avalie os resultados

Frente as metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados;

Identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados em outras datas comemorativas; em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara;

Registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades.


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