Ribeirão Preto entra na campanha Todos Contra a Hanseníase da SBH

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 19:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com isso, fachada do Palácio Rio Branco, sede do governo municipal, será iluminada de roxo

Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto, terá fachada iluminada de roxo

​A partir desta quinta-feira, 17 de janeiro, a fachada do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal, no centro de Ribeirão Preto, anoitecerá iluminada com a cor roxa em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. A Prefeitura aderiu à campanha Todos Contra a Hanseníase, que há três anos é realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

O município também terá uma grande ação na esplanada do Theatro Pedro II, cartão postal localizado no Centro da cidade, no dia 26 de janeiro, Dia Mundial de Combate à Hanseníase, com equipe da Vigilância Epidemiológica, hansenologistas ligados à SBH e residentes da Faculdade de Medicina-USP, que farão atendimento de casos suspeitos de hanseníase, com o Dr. Móvel (programa de atendimento médico ambulante). A ação acontecerá das 8h às 12h. O evento terá a presença do Profi, mascote da campanha que tem participado de ações educativas sobre a hanseníase em todo o país, e tem apoio do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária – Hanseníase, do Hospital das Clínicas (CRNDS-Hansen) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

“Ribeirão Preto é uma vitrine para nossa campanha e esperamos atuar, durante todo o ano, com o município, em ações permanentes de conscientização e busca ativa de casos da doença”, comemora Claudio Salgado, presidente da SBH, dermatologista e hansenólogo, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio.

“Será uma oportunidade de levar esclarecimentos à população e fazer avaliação de casos suspeitos. “Esperamos atender um número grande de pessoas, com essa ação conjunta entre município, serviços de saúde, universidade e voluntários”, explica a médica hansenóloga da Secretaria Municipal de Saúde e diretora da SBH, Helena Lugão.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença que tem cura e tratamento gratuito em todo o Brasil. O paciente pode apresentar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele e pode ter perda ou diminuição de sensibilidade à dor, ao fio e calor e também ao toque.

O Brasil é o 2°. país com mais casos da doença. Perde para a Índia. Segundo o presidente da SBH, o Brasil tem uma endemia oculta da doença. “A hanseníase é uma doença de difícil diagnóstico. No Brasil, o diagnóstico ainda é tardio e acontece, em inúmeros casos, quando o paciente já apresenta sequelas irreversíveis e incapacitantes. Em várias regiões brasileiras, onde houve capacitação das equipes de atenção básica à saúde, as notificações aumentaram, daí o alerta da Sociedade Brasileira de Hansenologia para a importância de ações de conscientização da população, treinamento de profissionais de saúde e busca ativa de casos”, Ressalta Salgado.

Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos de hanseníase no país, número similar às notificações anuais de AIDS ou HIV. Mas a SBH sustenta que os números reais sejam cerca de cinco vezes maiores e que falta diagnóstico.

Ribeirão Preto

“Desde o ano passado, estamos intensificando os treinamentos com o curso Hanseníase na Atenção Básica, envolvendo aulas teóricas e práticas realizadas nas unidades de saúde, fazendo busca ativa de casos suspeitos para prevenção e detecção precoce da doença, numa parceria com a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde”, explica Marco Andrey Cipriani Frade, vice-presidente da SBH e coordenador CRNDS-Hansen. O trabalho começou pela região oeste da cidade e, em 2019, será feito na região norte.

A partir desta quarta-feira, o vídeo-animação e a cartilha educativa da campanha “Todos Contra a Hanseníase” estarão disponíveis no site e redes sociais da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. “O enfrentamento à hanseníase depende, sensivelmente, de ações de esclarecimento para a população e pretendemos aproveitar o mês Janeiro Roxo e intensificar o trabalho durante o ano”, diz o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

No Brasil

A campanha Todos Contra a Hanseníase é realizada há três anos em todo o país pela SBH e tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e concessionárias de rodovias que estão veiculando, durante todo o mês, mensagens de alerta em 352 painéis luminosos nas estradas, pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, concessionárias do Rio de Janeiro aderiram à campanha.


+ Cidades